Não à instalação de Unidade de Vigilância e Tratamento de COVID 19 no Centro de Saúde do Samouco devido a risco para população envelhecida

Comentários

#1

Sou utente do Centro de Saúde do Samouco e concordo com o teor da petição, sendo subscritora inicial e uma das suas promotoras.

Isabel Alexandra Lourenço de Almeida (Samouco, 2020-03-28)

#2

Não concordo com a utilização de centro de saúde para uso exclusivo de diagnóstico ao covid 19, desvalorizando e anulando outros serviços básicos e primários aos utentes maioritariamente idosos que pertencem ao Samouco.

Helga Baeta (Montijo, 2020-03-28)

#3

Claudia Santos Rusu

Claudia Santos Rusu (samouco, 2020-03-28)

#9

Estou a assinar porque acho que o Samouco precisa deste centro de saude principalmente para a população idosa e nao estou de acordo da instalacao do centro de despistagem.
Alcochete tem muito mais logica e nao prejudica ninguem.

Claudia Ferreira (ST.JEAN DE GONVILLE , 2020-03-28)

#15

É de toda a justiça e direito, o conteúdo desta petição. Compreendendo e apoiando a necessidade da generalização de unidades de proximidade, de apoio à contenção desta pandemia, agora na fase de Mitigação, não é aceitável o local escolhido, por todas as razões apresentadas mas, sobretudo, pela defesa desta nossa geração sénior, que todos tanto respeitamos e que, tantas vezes com vidas tão sacrificadas, nos deixaram em herança uma sociedade mais justa e um modo de vida mais confortável para a maioria.
Seria portanto uma contradição, uma injustiça, e uma enorme ingratidão, deixar expor a fragilidade e vulnerabilidade destes nossos seniores, precisamente ao risco identificado e largamente difundido, inerente à sua condição.
Queremos muitos anos de vida para nossos Pais, Avós e Bisavós. Eles fazem-nos muita falta ❤️

Maria Luísa Botelho Figueira de Albuquerque Salsa (S. Francisco, Alcochete, 2020-03-28)

#17

A maioria da nossa população é idosa, sem recursos e meios de se deslocar de transportes públicos, o edifício do centro de saúde não tem estacionamento, está localizado numa artéria do interior da localidade obrigando a passar por toda a vila, sendo o seu percurso de entrada e saída de uma ponta à outra da localidade, e de todos nós ficarmos privados dos cuidados de saúde que já são tão poucos, havendo escasses de médicos para a população do samouco no geral.

Lina Amorim (Samouco, 2020-03-28)

#18

Pelos factos mencionados.

Sandro Tavares (Samouco, 2020-03-28)

#23

Quero proteger todos os idosos que vivem naquela rua.

Dora Baltazar (Samouco, 2020-03-28)

#27

Acho que o centro fica colocado mesmo no meio de muitas habitações com muitas pessoas idosas, porque não no Pavilhão do Samouco ou no campo de futebol do Samouco.

Luis Maia (Samouco, 2020-03-28)

#29

A ter em conta a maior percentagem de idosos nesta vila, pelo menos deviam escolher um sítio mais afastado do centro da população

catia silva (Samouco, 2020-03-28)

#32

Ha muitos doentes de riscos e idosos na zona do samouco

Manuela Lourencinho (Samouco, 2020-03-28)

#33

Esta decisão é deplorável pois a população Samouco tem de deslocar a Alcochete ao CS o que não será acessível à maior parte dos Samouquenses.

Fernando Leiria (Alcochete, 2020-03-28)

#34

Estou a assinar esta petição porque, a instalação desta infraestrutura no centro de saúde do Samouco, fere em todos os sentidos as recomendações sobre a protecção dos grupos de risco.
Ainda pra mais inibe o rápido acesso a cuidados básicos de saúde à população do Samouco que maioritariamente é idosa e tem pouca mobilidade.
Nada tenho contra a colocação de uma infrastructura no Samouco, mas sim à sua localização, visto o referido centro se encontrar no "meio" da vila e só ter um único acesso!
Poderiam muito bem pedir à BA6 a disponibilização de um espaço!
Ou em último caso no campo de futebol ou no pavilhão municipal!
"Se fosse bom não vinha para o Samouco"

Sérgio Lobo (Samouco , 2020-03-28)

#36

Por entender que possam existir outras opções sem que para isso a população do Samouco fique privada de acesso aos serviços básicos de saúde

Carmen Correia (Samouco, 2020-03-28)

#37

Não concordo que a população do Samouco fique sem o atendimento das consultas e tudo o resto na freguesia onde moram, se há um pavilhão gimnodesportivo e com muito estacionamento façam os testes covid-19 lá. É inadmissível pedirem para ficar em casa e depois com esta medida empurrarem os idosos para os transportes públicos para serem atendidos em Alcochete, não cabe na cabeça de ninguém a decisão que tomaram. Não pensaram no bem estar desta população.

Belmira Alves (Samouco, 2020-03-28)

#39

Estou a assinar porque eventuais novas medidas de protecção não devem por em perigo outras medidas e outros valores existentes, particularmente quando há alternativas aconselháveis.

Licínio Fonseca (Almada , 2020-03-28)

#41

Existe outras maneiras de ajudar samouco tem uma população idosa

Dora Almeida (Sins, 2020-03-28)

#43

Sou residente no Samouco e, dada o elevado número de idosos não me parece uma decisão correcta, uma vez que sendo classe de risco devem estar confinados às suas casas e evitar deslocações, muitos sem meios, ao Centro de Saúde em Alcochete. A localização do Centro de Saúde tbm não permite uma proteção devida à população.

Maria Ascenso (Samouco, 2020-03-28)

#48

Com tanto espaço livre e fora de alcance, colocam 1 centro de testes meio de 1 Vila e num centro minúsculo??
Onde nao há sequer estacionamento....

Ana Valadares (Samouco, 2020-03-28)

#50

Não concordo, com a decisão, a população precisa do Centro de saúde.

Mariana Reis (Samouco, 2020-03-28)

#53

Estou a assinar porque a população é envelhecida.
É uma pequena povoação que está esquecida para benefícios, no entanto para algo que pode prejudicar é lembrada.
Existe outras áreas mais propícias para essa função.

Telmo Vicente (Samouco , 2020-03-28)

#54

Sou doente oncológico, e ja tinhamhos dificuldade de consultas antes,agora penso que vai ficar pior.

Aleide Silva (Samouco, 2020-03-28)

#56

É uma.vergonha o que estão a fazer com a população do samouco

Rui Santos (Samouco , 2020-03-28)

#59

Samouco possui uma população envelhecida , não há estrutura para atender esse caso

Debora Sousa (Samouco, 2020-03-28)

#61

Devemos cuidar da populacao e dos nossos idosos o melhor que sabemos podemos.

Marta Ribeiro (Samouco , 2020-03-28)

#67

Não concordo com a instalação da unidade de Vigilância e tratamento do Covid 19 no Centro de Saude de Samouco.

Olinda Mendes (Samouco, 2020-03-28)

#68

Penso sem duvida nenhuma, que o número de contágios irá aumentar no Samouco, devido às condições confinadas das instalações e de não haver espaço suficiente para estacionamento! O que se vai reflectir numa péssima distância de segurança entre cada pessoa.

João Rebelo (Samouco, 2020-03-28)

#69

Estou a assinar, porque não concordo com a escolha do local, em virtude do mesmo estar junto de várias habitações e não ser um local isolado, colocando em risco quem ali reside(muitos são idosos). Também não tem condições para estacionamento de viaturas. Em suma porque com escolha deste local, vai aumentar o risco para a população do Samouco.

Hugo Colaço (Samouco, 2020-03-28)

#70

Estou a assinar porque não concordo com a localização que foi escolhida. Acho que não deve ser perto das residências e da nossa população. O nosso centro de saúde nem estacionamento tem. Os carros ficam perto das casas. Se tem mesmo de ser aqui no Samouco deveriam escolher um lugar mais afastado da população. Como por exemplo o nosso pavilhão, quem tem estacionamento e não tem habitações muito próximas.

Tânia Rocha (Samouco, 2020-03-28)

#74

Sou residente no Samouco,e receio pelo bem estar de todos,haverá concerteza outra forma de resolver o problema, temos um campo de futebol enorme, poderiam montar uma estrutura adequada no mesmo, um sítio mais arejado, com capacidade de estacionamento.Na Rua do século á falta de lugares para estacionar,vivem nessa mesma rua idosos e estrangeiros em situação económica muita desfavorável,não é de todo a melhor resposta,receio pelo bem estar da minha rica Vila.

Carmen Castanheira (Samouco, 2020-03-28)

#76

Discordo com a medida, uma vez que existem muitos moradores num raio muito curto de distância.

Eduardo Caldeira (Samouco, 2020-03-28)

#77

Eu estou assinar,, porque vivo próximo ao centro de saúde e acho um desrespeito a nossa villa

Silvania Schroeder (Samouco, 2020-03-28)

#78

Sou profissional de saúde e concordo plenamente com o conteúdo da petição

Nuno Vilhena (Samouco , 2020-03-28)

#80

Não concordo com o centro de despistagem do vírus covid ser no centro de saúde samouco e prejudicar assim toda a população. Deveria ser sim noutro espaço no concelho de Alcochete. Não prejudiquem mais esta população.....

Marilia Lança (Samouco, 2020-03-28)

#84

Mário Martins Costa Caiado

Rua capitães de abril n.19 r/c dit.
Samouco-- 2890-222

Mario martins costa caiado Caiado (Samouco, 2020-03-28)

#86

Concordo. Porque ainda não temos também não precisamos que o tragam

Paulo Martins (Samouco, 2020-03-28)

#87

Concordo com o texto e com os pressupostos da Petição.

Jorge Giro (Alcochete, 2020-03-28)

#90

Eu estou a assinar esta petição porque a cidade do montijo tem 7 pavilhões gimnodesportivos, alguns inseridos em escolas que não estão a funcionar de momento devido à pandemia, tem um complexo denominado de Parque de Exposições ( antiga montiagri), onde pode muito bem fazer o mesmo que pretende fazer no samouco. São espaços grandes sendo o último tão grande que consegue albergar centenas de pessoas. Não esquecendo que também tem como alternativa ainda o pavilhão dos bombeiros que também é grande. Não é uma tenda de campanha minúscula como a que puseram no parque de exposições ou no samouco, onde querem fazer, que vão fazer a diferença...

Rui Sequeira (Montijo , 2020-03-28)

#91

Decisão irresponsável... existem na área, espaços públicos, com melhores condições para o efeito...

Fernando Fernandes (Samouco , 2020-03-28)

#92

Eu sou de Samouco ,mas vivo em Alcochete, mas tenho os meus pais a viver no samouco que são considerados pessoas de risco que já têem 84 anos cada um .

Dora Isabel Martins (Samouco , 2020-03-28)

#95

Vivo no Samouco na parte que pertence ao Montijo e pelos motivos expostos não estou de acordo que o Centro de Saúde do Samouco possa ser usado como unidade de despistarem-se à Covid-19

Sonia Antunes Dias (Montijo, 2020-03-28)

#96

Sou contra pois existem locais mais isolados e porque o Samouco tem uma população muito envelhecida de risco

Sandra Maria Oliveira quendera Giro (Alcochete , 2020-03-28)

#97

Concordo com a petição

Maria Calado (Charneca da Caparica, 2020-03-28)

#98

Estou a assinar esta petição,porque o centro de saúde do Samouco deve servir apenas para os seus utentes,na maioria idosos,e não para o despiste do covid19.

Leonor Bento (Samouco, 2020-03-28)

#103

O C de Saúde é a "bóia de salvação" para a precária saúde dos mais velhos e desprotegidos. É um atitude perigosa e irresponsável que soma angústia e medo de forma infame e estúpida. Totalmente contra

Fernando Alberto Bento (Samouco, 2020-03-28)

#104

Não estou de acordo

Carla Craveiro (Samouco, 2020-03-28)

#106

Concordar com a petição.

Ana Almeida (Samouco , 2020-03-28)

#109

Não concordo,

Mara Dias (Montijo, 2020-03-28)

#111

Maria Joao Ervedoso

Maria João Ervedoso (Samouco, 2020-03-28)

#121

Não acho justo que uma população maioritariamente idosa seja privada dos cuidados de saúde básicos na sua vila e que ainda por cima seja sujeita a um aumento tão grande de probabilidade de exposição a um vírus que dizem ser tão letal para está faixa etária

Maria Póvoas (Barcarena, 2020-03-28)

#134

Conheço o Samouco e conheço a localização do Centro de Saúde.

António Carlos Silva (Samouco , 2020-03-28)

#135

100% de acordo com o texto da petição: pela população do Samouco e pela saúde pública.

Arnaldo Fernandes (Alcochete, 2020-03-28)

#139

Eu estou a assinar esta petição porque sou contra a sua localização, poderia ser feito no Samouco sim, mas fora do centro da vila, onde até existem locais mais adequados.

Susana Maia (Samouco , 2020-03-28)

#140

sou contra o fecho do centro de saude do samouco para colocar um centro de despiste do covid-19 .Há na regiao outras alternativas que nao obriguem a ficar uma populaçao envelhecida com varias potologias sugeitas a delocarem-se em transportes publicos a um centro que dista cerca de 9km.

maria correia (samouco alcochete, 2020-03-28)

#141

Sou utente do centro de saúde, tenho idade avançada e sou diabético e conheço as instalações que são perto de casas com habitantes idosos.

Vitor Manuel de Almeida (Samouco, 2020-03-28)

#143

O Centro de Saúde está perto dos residentes numa rua de difícil acesso e sem perímetro de segurança.

Ilda Pereira Lourenço Almeida (Pontinha, 2020-03-28)

#145

Por motivo de ser muito perigoso para a povoação e haver o risco de contágio não só nas pessoas em geral como para os idosos.

Antonia francisca lameira lucas salvador Salvador (Samouco, 2020-03-28)

#146

Porque considero que o Samouco tendo uma população envelhecida não é uma boa escolha para ter um centro de saúde dedicado ao covid19

Susana Isabel Custódio (Samouco, 2020-03-28)

#147

Moro cá e acho que é prejudicial a toda a população.

Sofia Santos (Samouco, 2020-03-28)

#149

Milene santos

Milene Santos (Setúbal , 2020-03-28)

#152

Não estou de acordo com a lucal do centro de teste do covid 19

Suzete Lúcio (Samouco , 2020-03-28)

#154

Estou a assinar porque quem deu esta ordem nao sabe o que esta a fazer e decerto nao tem familiares a morar naquela rua que nem estacionamento tem.

Rosália Santos (Samouco, 2020-03-28)

#158

Eu estou a assinar por não concordar com o local escolhido para se fazer o teste para o covid. 19.

Jose Guerra (Samouco, 2020-03-28)

#160

Samouco tem uma população envelhecida. O Centro de saúde não tem acessibilidade nem estacionamento o que colocará a população em risco

Sónia Vilhena (Samouco, 2020-03-28)

#162

O local não permite criação de perimetro de segurança.
Concordo com a alternativa proposta nesta petição

Anabela Cardante (Samouco, 2020-03-28)

#163

Acho injusto o uso docentro saude samouco para avaliação do Covid 19. Se nem medicos familia temos nem urgencias ao fim de semana mas impuseram para a pandemia....

Sandra Francisco (Samouco, 2020-03-28)

#164

Sou contra a utilização do centro de saúde do samouco para este fim.

Dulce Costa (Samouco, 2020-03-28)

#167

A opção foi tomada pela lei do menor esforço, desprezam o resto da população que precisam cuidados médicos. Não devem se deslocar a outros locais pondo em perigo ainda mais população. Não tinham mais nenhum local para receberem os casos suspeitas de COVID19????

Elizabete Santos (Samouco, 2020-03-28)

#171

Discordo com o encerramento dos serviços gerais da extensão do centro de saúde do Samouco.

Hugo Tavares (Samouco, 2020-03-28)

#174

População bastante envelhecida

Cristina Póvoas (Loures, 2020-03-28)

#175

Não concordo com a implantação do Centro de deteção COVID-19, na Vila do Samouco. Tem locais com melhores condições para o fazer, em vários aspetos. E para além disso, a faixa etária da população é muito avançada, o que os torna vulneráveis ( grupo risco ). Não faz sentido nenhum, tinha de haver uma razão muito plausível para tal.

Antonio Curinha (Montijo, 2020-03-28)

#180

Nao concordo que o povo do Samouco fique sem o serviço do Centro de saúde na freguesia onde moram. Façam os testes no pavilhão .

Joao Correia (Samouco, 2020-03-28)

#182

discordo em absoluto utilizarem o centro de saude para o covid-19 deixando assim uma populaçao envelhecida e com varias patologias terem de se deslocar a uma povoaçao cerca de 9 km em transportes publico, quando tem no distrito outras soluçoes para o mesmo efeito

antonio correia (samouco alcochete, 2020-03-28)

#190

A localização do c. Saúde não a mais apropriado. População mt envelhecida

José Póvoas (Montijo , 2020-03-28)

#192

Não acho correto

Diogo Giraldo (Samouco , 2020-03-28)

#194

Não a uma possível entrada de vírus na nossa vila!onde a maior parte da população é idosa e também crianças!

Ana Dias (Samouco, 2020-03-29)

#198

Existem outras opções, sem prejudicar a população envelhecida do Samouco.

Sílvia Santos (Samouco, 2020-03-29)

#199

Porque coloca em risco toda uma população maioritariamente idosa.

FLÁVIO SENA (SAMOUCO, 2020-03-29)