Carta de eleitores de Renato Roseno em apoio à Elmano de Freitas

Andréa

/ #25 Sobre coerência e responsabilidade

2012-10-22 17:46

Caro Eliseu, concordo inteiramente com você.
Quando o Psol prega voto nulo, declara oposição a ambos os candidatos, e sobretudo uma oposição que não se esgota com a votação na urna, pelo contrário, depois do dia 28 é que efetivamente começa. Nesse caso, não entendo mesmo como "isenção de responsabilidade", já que reconheço que meu exercício de cidadania não se reduz a apertar o botão da urna, e se estende para uma fiscalização do executivo, da forma como se apresentar. Minha responsabilidade é sobretudo com a coerência, e não consigo desconsiderar que ambos, PT e PSB, continuam alinhados, para além da conjuntura atual municipal. Inclusive com secretários petistas ainda na base governista. Isso pra mim é um indício maior do que simplesmente uma "contradição do partido", mas uma evidência de que os reais interesses de ambos não estão tão distantes assim. Considero que nenhum dos dois candidatos me representa, nem ao projeto de cidade que defenderia, e reconheço que ambos os projetos além de assemelhar-se, mantém-se inclusive pelos mesmos interesses financeiros (basta identificar os financiadores de ambos), o que também evidencia semelhanças nos métodos de gestão. Repito, o voto nulo não é uma atitude inconsequente e leviana, que se reduz a uma crítica irresponsável. É uma atitude legitima e coerente, e não tem nada a ver com "neutralidade", antes, muito pelo contrário, indica um posicionamento consciente, coerente e responsável. E acho simplista toda e qualquer atitude de desqualificação. Eu, particularmente, considero que irresponsabilidade é optar pelo "menos pior", insistindo em ignorar esse pacto de conivência mútua entre PT-PSB, tão bem justificado na palavra "alinhamento", que logo se mostrará forte novamente. Isso já nos custou muito. Essa atitude, na verdade, me parece contribuir muito mais para um "pacto de mediocridade". Mas compreendo quem assim opta, e respeito. Quanto a mim, afirmo: VOTO 50.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/10/20/noticiasjornalpolitica,2939986/entre-o-jogo-do-poder-e-o-teatro-da-politica.shtml#.UIQaGDFLqpU.facebook