Coordenador de uma USF , um elemento da equipa multiprofissional

Comentários

#14

Concordo que uma licenciatura em Medicina não é sinónimo de ser um bom Lider ou ter o melhor perfil para ser Coordenador.

(Loures, 2017-02-02)

#36

É preciso mudar de paradigmas!
Para ser um bom coordenador é preciso ser um bom líder, e essa condição não existe por si só, por se ser médico, é uma característica das pessoas, independentemente do grupo profissional.

(Rio Tinto, 2017-02-03)

#39

Acredito que o sucesso na coordenação de uma equipa não depende do grupo profissional, mas sim da capacidade/características/motivação do profissional

(Porto, 2017-02-03)

#43

O coordenador deve ser o profissional escolhido pela equipa multiprofissional. Independentemente da sua formação de base deve ser aquele em que a equipa confia e quer à frente da unidade.

(vila nova de gaia, 2017-02-03)

#46

concordo

(Lisboa, 2017-02-03)

#55

Na minha opinião pode existir outros elementos mais bem preparados para o cargo e com o perfil adequado e não sejam médicos

(Rio Tinto, 2017-02-03)

#71

Eu estou assinar porque o direito de ser coordenador deve ser atribuído a quem tiver mais capacidade de o ser

(Alfena, 2017-02-03)

#86

Considero que a coordenação das equipas deve ser realizada por quem estiver em melhores condições para garantir a sua coesão

(Oeiras, 2017-02-04)

#92

Faz todo o sentido.

(Paços de Ferreira, 2017-02-04)

#95

Eu assino a petição porque mais do que a área profissional a competência e a capacidade de liderança devem ser reconhecidas e valorizadas.

(Lisboa , 2017-02-04)

#96

Todos os profissionais estão habilitados para tal e a diversidade das diferentes profissões e uma vantagem é não desvantagem. Para além disso o modelo médico centrista e errado.

(Viseu, 2017-02-04)

#100

Concordo plenamente

(Vila Praia de Ancors, 2017-02-04)

#102

Sou enfermeiro e considero que estes profissionais reúnem as caracteristicas para serem coordenadores das USF, porque estão permanentemente em contato com a equipa que está no atendimento, têm conhecimentos quanto baste da realidade da prestação de cuidados, sendo desta forma mais capazes de fazer a ponte entre os elementos da equipa multidisciplinar

(Viseu, 2017-02-04)

#106

Pela harmonia nas USF's.

(Viseu, 2017-02-04)

#107

Concordo com a petição.

(Santarém , 2017-02-04)

#122

Acho Importante para a boa gestão das USF

(Portimão, 2017-02-04)

#126

Eugénio LA Pais

(Viseu, 2017-02-04)

#129

Concordo

(VN Gaia, 2017-02-04)

#132

Concordo que qualquer elemento de uma USF possa ser Coordenador

(Aveiro, 2017-02-04)

#138

Uma licenciatura em medicina não é mais capacitante em termos de liderança e coordenação que qualquer outro tipo de licenciatura. Paralelamente, existem já inúmeros enfermeiros com grau académico superior e formação específica na área da gestão. A liderança deverá ser entregue a quem a equipa assim o entenda e enquanto a equipa o pretenda; ninguém deverá ser ser coordenador eternamente.

(Faro, 2017-02-04)

#147

qualquer profissional da equipa multidisciplinar tem capacidade de coordenar a equipa

(vila nova gaia, 2017-02-04)

#160

Sou enfermeira e ana minha realidades estando um médico à frente da unidade as coisas correm muito mal

(Chaves, 2017-02-05)

#165

Concordo perfeitamente com a petição, acho que na maioria das USFS que conheço os enfermeiros têm mais conhecimentos e capacidade de trabalho no que respeita ao funcionamento e organização da USF.

(Podentes-Penela, 2017-02-05)

#166

Não é por ser médico que será melhor coordenador que outro profissional

(Viseu, 2017-02-05)

#169

Considero que o coordenador terá que ser responsável, correto, ter percepção da real natureza da unidade, líder, empreendedor ... e essas características terão que se avaliadas mediante todos os profissionais da ucsp ou usf. Como numa família... o lider não terá que ser sempre o Homem. O líder terá que ser quem reuna melhores caracteristicas para o ser.

(Viseu, 2017-02-05)

#171

Eu estou a assinar porque concordo que qualquer pofissional com competência pode coordenar uma USF

(Lisboa, 2017-02-05)

#173

pertenço a uma USF

(Coimbra, 2017-02-05)

#182

Concordo

(Viana do Castelo , 2017-02-05)

#183

As competências não são só de uma determinada classe profissional mas de quem tem formação para exercer as mesmas funções que a outra classe desde que estejam na mesma equipa multidisciplinar.

(Viseu, 2017-02-05)

#191

concordo com o fato de o Coordenador de uma USF poder ser qualquer elemento da equipa multiprofissional

(S. João de Ver, 2017-02-06)

#193

Concordo com a ideia da petição.

(Covilhã, 2017-02-06)

#194

Concordo com a petição.

(Bragança, 2017-02-06)

#195

efetivamente o perfil de líder é algo inato ao
Humano e não é atributo de nenhum grupo profissional ,pelo que, como tem sido demonstrado ao longo dos já quase doze anos de reforma dos CSP, não faz sentido, tendo-se muitas vezes demonstrado nocivo para o desenvolvimento do modelo organizacional, que a coordenação seja exercida apenas por médicos.

(figueira da foz, 2017-02-06)