MOVIMENTO LAGOINHA VIVA

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição MOVIMENTO LAGOINHA VIVA.


Convidado

#1

2013-09-25 00:41

Não podemos aceitar;ajude a parar com essa arbitrariedade;a favor da democracia.

Convidado

#2

2013-09-25 00:57

A BRASILINHA DO LACERDA: MORADORES DA LAGOINHA E BONFIM EM RISCO!

Talvez poucos cidadãos belo-horizontinos, se pegarmos como medida a população total de Belo Horizonte, estejam cientes do mais recente projeto delirante do senhor prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB). Segundo reportagem publicada no dia 5 deste mês pelo jornal O TEMPO, o prefeito assinou um decreto em 28 de junho que prevê a desapropriação de 20 imóveis localizados nos bairros Lagoinha e Bonfim, região noroeste da cidade, com a finalidade de construir um centro administrativo para abrigar todas as instâncias administrativas da prefeitura.

Hoje à noite, uma reunião convocada pelas associações de moradores da região reuniu cerca de 500 pessoas na quadra da igreja de Nossa Senhora da Conceição. Além de moradores e lideranças comunitárias, estiveram presentes ainda o secretário da regional noroeste, Cristiano Lamas, os vereadores Arnaldo Godoy, Pedro Patrus e Adriano Ventura, os deputados estaduais Fred Costa (PEN), João Vitor Xavier (PRP) e o deputado federal Padre João (PT) – todos os parlamentares se declararam contra o projeto que já é conhecido nas ruas como "Brasilinha do Lacerda".

Perdidos num mar de desinformação, os moradores foram ali em busca de respostas, mas saíram de mãos vazias. O secretário da regional noroeste, Cristiano Lamas, foi evasivo diante dos questionamentos dos moradores, mas confirmou que há, sim, o desejo, já manifestado em decreto, da prefeitura transferir todos os seus equipamentos administrativos para a região. Ainda segundo Lamas, a prefeitura pretende, em cerca de 40 dias, apresentar um edital para convocar empresas que possam se interessar em financiar o empreendimento a partir de uma parceria público-privada. Esta parceria, de acordo com Lamas, prevê que essas empresas coloquem dinheiro no projeto e, em troca, o centro administrativo municipal incluirá, além da estrutura administrativa de fato, um grande estacionamento e um centro de compras – o direito a explorar esses dois negócios seria o benefício dessas empresas.

Os moradores desses bairros foram pegos de surpresa com a informação. Apesar do decreto que prevê as desapropriações ter sido publicado no Diário Oficial do Município em 29 de junho, a população só veio a ficar sabendo da questão quando da publicação da reportagem de O TEMPO. Sem informações precisas e se sentindo vítima de uma negociata na surdina da prefeitura, a população foi enterrada, de uma hora para outra, em uma atmosfera de pânico, apreensão e desespero. Também, é óbvio: a decisão do prefeito pode afetar a moradia e a qualidade de vida de pelo menos 12.000 pessoas – isso se levarmos em conta apenas os bairros Lagoinha e Bonfim, que estão no epicentro da ganância do prefeito. Se formos levar em conta toda a regional nordeste, o impacto vai atingir uma população de mais de 58 mil pessoas – população estimada pelo Censo 2000.

Mas se engana quem pensa que esse é um problema único e exclusivo para os moradores da região. É um problema para a cidade inteira. É, mais uma vez, o prefeito direcionando esforços e investimentos para construir a sua própria Brasilinha enquanto o transporte, a educação, a saúde, a segurança e a cultura continuam a padecer.

Incontáveis questões precisam ser feitas e respondidas. O secretário da regional noroeste insistiu que a população do bairro será consultada. Consultada depois de um decreto já publicado no órgão oficial do município? Que tipo de consulta é essa? E que tipo de "diálogo" que a prefeitura quer com essa população depois de deixá-la tomar conhecimento que está no olho do furacão apenas pela imprensa?


********

Para quem não sabe, a região da Lagoinha é uma das mais tradicionais da cidade. A maior parte dos moradores nasceu, cresceu, casou e teve filhos sem arredar pé do bairro. Na quadra da igreja, senhoras e senhores, muitos com mais de 80 anos, se desesperavam com a possibilidade de terem que sair de suas casas. São famílias inteiras, comerciantes, gente que construiu uma vida inteira sobre este chão e que agora já antecipam o pesadelo de verem suas casas transformadas em estacionamento e loja pra empresário ganhar dinheiro. Isso é justo?

Eu estava lá. Eu sou uma dessas pessoas. E eu pude sentir nesses meus vizinhos – que muitos eu nem conhecia – o mesmo desespero. O desespero de, de repente, ficar sem as casas onde vivemos e onde vivem as nossas memórias, as nossas histórias, todo o nosso investimento. O desespero de termos nossas vidas reviradas, de sermos jogados para um canto qualquer que indenização nenhuma vai pagar. O desespero de ter que amargar na Justiça para garantirmos que os nossos prejuízos sejam, pelo menos, minimizados. Mas nunca serão.

Gravei até quando foi possível os depoimentos dos presentes. Com calma, eles serão decupados e compartilhados. Esta questão não é minha e dos meus vizinhos apenas. É nossa, de todos os cidadãos de Belo Horizonte. Hoje a metralhadora está apontada para cá, depois... vai saber. Se precisar fechar o complexo da Lagoinha, nós vamos fechar. Se precisar acampar na porta da casa luxuosa do prefeito em um condomínio fechado, nós vamos acampar. Temos como exemplo a mobilização do Calafate contra a transferência da rodoviária para lá.

Nós não queremos sair daqui. E posso falar com tranquilidade por mim, por todos que estiveram presentes e pelos que não puderam ir: NÓS NÃO VAMOS ARREDAR PÉ! NOSSAS CASAS NÃO VÃO VIRAR ESTACIONAMENTO! NOSSO BAIRRO NÃO É SUA EMPRESA, SENHOR PREFEITO!

Convidado

#3

2013-09-25 01:08

Nesta área está sendo realizada uma Operação Ubana Consorciada, pela lei 9959/2010, nada pode ser feito acima do coeficiente 1 enquanto não for aprovado o Plano Urbanistico desta operação.

Convidado

#4

2013-09-25 01:16

Toda força na luta para os moradores da Lagoinha!!!

Convidado

#5

2013-09-25 01:27

O povo unido consegue vencer hipócritas e ambiciosos como o Lacerda.

Convidado

#6

2013-09-25 02:22

Ola meus amigos leitores , temos que ser contra estas barbaridades que o Marcio Lacerda esta fazendo com nossos moradores da Lagoinha BERÇO DE BELO HORIZONTE !Não queremos Desapropriações de áreas onde estão gerando emprego! existem muitos espaço de sobra para este tal CENTRO ADMINISTRATIVO!!A ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA
ESTA POR TRAZ DE TUDO ISTO ! VAMOS PARA AS RUA PROTESTA ! MK

Convidado

#7

2013-09-25 13:42

A prefeitura que já quebrou os comerciantes da Av Paraná e Av. Santos Dumont quer agora entrar nas nossas vidas tirando nossas casas e pagando por elas valores que não nos permitirão morar com dignidade em outro lugar destruindo também nossas memórias e a de nosso bairro. É hora de resistir a mais uma tentativa da prefeitura de tirar a paz de morarmos em nossas casas conquistadas por anos de trabalho digno.

Convidado

#8

2013-09-25 15:24

Aqui nesta cidade,que é quase sem memória ,o Prefeito Marcio Lacerda toscamente destroi o pouco que ainda resiste,porque seu compromisso é com o setor privado.

Convidado

#9

2013-09-25 15:36

Pelo direito à cidade!

BH não é sua empresa, Sr Prefeito!

Fora Lacerda!


Convidado

#10

2013-09-25 16:21

Ele que construa o que ele quiser na casa dele. Prefeito sem humanidade e respeito c/ as pessoas.

Convidado

#11

2013-09-25 16:34

SALVEM BH!!! FORA MÁRCIO LAMERDA!

Convidado

#12

2013-09-25 20:49

Senhor Prefeito, respeite a vontade popular.

Convidado

#13

2013-09-25 23:52

Porque não lançar seu nome na história da Capital Mineira como o Prefeito que mais investiu em Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Segurança Pública?! Mas não, prefere pensar que tem que fazer igual ao Aécio Neves! Afinal de contas, já diz um sábio provérbio popular que, principalmente em se tratando de política, serve como uma luva: "... aqui nada se cria e tudo se copia!!!" Enquanto isto, enfrentamos um caos em toda a cidade desde a hora em que saímos de nossas casas sem nem mesmo saber sequer se iremos retornar são e salvos, perdendo horas em jornadas épicas de congestionamentos INgerenciados por um bando de incompetentes da BHTrans que cumprem ordens de Engenheiros de Trânsito que devem ter feito Pós-Graduação no trânsito da Índia, só pode, com medo todo o tempo de sermos alvo de algum bandido que, diga-se de passagem, sumiram durante a Copa das Confederações e, se algo nos acontecer a Saúde aí danou de vez... Rezar pra ser levado para o João XVIII, porque se for para as UPA's ou Odilon, MORRE. Portanto, Sr. Prefeito Márcio Lacerda, existe sim inúmeras outras prioridades nesta imensa cidade a serem apreciadas do que o nobre Prefeito despejar famílias inteiras que na grande maioria viveram toda a sua vida naquelas casas para construir um Centro Administrativo e colocar uma plaquinha com dizeres que fora construído na sua administração, faça-nos esta gentileza!!! Muito ajuda quem em nada atrapalha...

Convidado

#14

2013-09-25 23:58

EU NÃO MORO NO BAIRRO LAGOINHA, MAS COMO BOM CIDADÃO COMPREENDO O QUE É PASSAR MOMENTOS FELIZES DE UMA INFANCIA EM DETERMINADO LOCAL , E VER ESTES BONS MOMENTOS VIRAREM ESCOMBROS EM PROL DE INTERESSES POLÍTICOS!!!

Convidado

#15

2013-09-26 01:17

É uma vergonha desapropriar idosos e comércios que ali residem a tantos anos... Pior ainda, para fazer o que não precisa. Precisamos de hspitais, escolas, melhores condições de saúde, educação...

Convidado

#16

2013-09-26 01:45

Abaixo o desmando e desrespeito da gestão Marcio Lacerda!!

Convidado

#17

2013-09-26 02:25

Prezados amigos, Vote e divulguem para os seus amigos...
pessoa

#18 Ação

2013-09-26 02:50

Estou enviando emails para toda a minha lista de conhecidos, amigos, colegas, contatos, para assinarem a petição. Muitos se sensibilizaram e já o fizeram. Sugiro que façam o mesmo, quanto mais melhor!!

Convidado

#19

2013-09-26 12:57

porque não fazem como o centro administrativo do governo foi para uma area inutilizada pois o joquei a anos não funcionava e lá deu trabalho e melhorias para o serra verde e arredores agora o nosso bairro é central os imoveis e terrenos valem um preço bem alto e ele nunca irá pagar por determinadas casas o valor real e ai o proprietario que se dane revitalizar o bairro não é destruir os bens das pessoas sei que essa discursão é uma faca de dois gumes como tudo na vida uns apoiam,outros não então o que nos resta é lutar cada um com seu ponto de vista ...quem está na reta do projeto é que sabe a dor que estão tento ...os que não estão apoiam o governo, então infelizmente é assim ,quem apoia a causa dos moradores que querem sim a revitalização sem desapropriação assinem a petição,quem não apoia torça pela vinda então do centro administrativo e sejam felizes porque muitos desses moradores que dizem apoiar é porque não gosta dos bairros eu diria que deveriam era se mudar somente isso do que torcer pela desgraça dos outros. ass: Ana paula de azevedo e eu amo meu bairro .


Convidado

#20

2013-09-26 13:34

Uma correção: " quanto mais assinaturas esta petição obtiver..."

Convidado

#21

2013-09-26 13:55

Passeata no próximo domingo .iniciando enfrente ao conjunto IAPI até o final da Rua Bonfim! Participe lute pela preservação Da Lagoinha e a manutenção de mais de 5000 empregos! FORA MARCIO LAMERDA !

Convidado

#22

2013-09-26 13:56

Passeata no próximo domingo .iniciando enfrente ao conjunto IAPI até o final da Rua Bonfim! Participe lute pela preservação Da Lagoinha e a manutenção de mais de 5000 empregos! FORA MARCIO LAMERDA !




Convidado

#23

2013-09-26 15:54

Acho um despropósito retirar pessoas que nasceram e cresceram naquele lugar. Idosos que precisam, no mínimo, de tranquilidade no seu canto acolhedor. Apenas para satisfazer um capricho dos governantes.

Convidado

#24

2013-09-26 20:09

Quem mandou votar no cara. Estamos pagando um preço por nosso erro. Vamos consertar na próxima eleição.

Convidado

#25

2013-09-27 03:49

Existem vários locais em Belo Horizonte que podem ser utilizados para a Construção do Centro Administrativo da Prefeitura de Belo Horizonte, sem a necessidade de desapropriar, cidadãos, eleitores, pobres mortais de suas casas pagando preço de banana, sem a necessidade de destruir uma historia de vidas que ajudaram a construir a nossa capital, porem, existem muitas outras obras em andamento que precisam ser terminadas, como: BRT, Hospital Regional do Barreiro, várias obras do orçamento participativo que nem sairam do papel e outras que se fazem urgentes, como: segurança, saúde e educação, como prioridades, melhorar o salário dos professores e não gastar com um centro administrativo que vai tornar o transito no entorno da lagoinha pior ainda do que já está, alem do que a noite lá será um ermo, se tornando ainda mais em outra cracolândia, ista está cheirando a especulação imobiliária, vamos e venhamos, não mais votar no Sr. MARCIO ARAÚJO LACERDA e ponto final, estamos combinados, por favor passem este recado para frente. O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.