Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012
Planilha de custos
Senhores, eu não sei quanto a vocês, mas pessoalmente fiquei bastante frustrada com o documento disponibilizado pelo colégio na última sexta: o que eles chamam de "Planilha de Custos" se trata, na verdade, de uma "DRE" (Demonstração do Resultado do Exercício) altamente sintetizada e com inconsistências muito sérias, a saber, a rubrica "Outras Despesas" corresponde por quase 50% do total dos gastos, i.e., ~R$12.000.000 - tornando impossível uma análise aprofundada das contas e uma visão da real situação da entidade. Em suma, trata-se de um documento superficial e que faz com que se levantem mais perguntas do que ofereçam respostas.
Minha sugestão é que um Auditor ou um Contador integre a Comissão de Pais que irá conversar com a escola e que solicite um Demonstrativo de Resultados sem consolidação de contas para que possamos analisar "linha a linha" a variação de um exercício para o outro e respectiva justificativa. Seria interessante também obter o Balanço Patrimonial da entidade para entender o que faz parte do sub grupo Ativo Investimento e que deveria ser amortizado, naturalmente, nos próximos exercícios sem necessidade de um aumento real de receita (i.e. aumento das mensalidades acima da inflação) e o que é, de fato, aumento dos custos/ gastos/ despesas.
Infelizmente, eu não sou nem Contadora nem Auditora - apenas uma mãe preocupada - e, naturalmente, me coloco à disposição no que puder ajudar. Parabéns a todos vocês pela iniciativa.
Re:
Re: Re:
Nao devemos aceitar este abuso!
Re: Re: Re:
O desconto a partir do segundo filho e uma boa pratica igual descontos para idosos, vagas para deficientes.... Não e questão do segundo filho ocupar o mesmo espaço do que o primeiro. E para ajudar financeiramente quem tem mais de um filho! Essas práticas são comuns nos EUA e nos países mais desenvolvidos da Europa.
This comment has been removed by the person who wrote it.
Re: Revista VEJA Sao Paulo
CAROS, DESCULPE INVADIR A PETICAO DE VCS.
SOU REPORTER DA VEJA SP E ESTOU FAZENDO UMA REPORTAGEM SOBRE REAJUSTE DE MENSALIDADE.
PRECISO FALAR COM OS ORGANIZADORES E INTEGRANTES DO MOVIMENTO COM URGENCIA.
FAVOR ENTRAR EM CONTATO NOS E-MAILS [email protected] E [email protected] ATE SEGUNDA-FEIRA 31 (DE PREFERENCIA PELA MANHA).
ASSIM EXPLICO MELHOR A MATERIA.
OBRIGADA
CLAUDIA JORDAO
Re: Re:
Frédéric, boa tarde
Na data de hoje recebi ligação de uma reporter da revista VEJA Sra. Claudia Jordão , informando que fará uma reportagem sobre os aumentos abusivos da escolas de São Paulo , e gostaria de manter contato com os responsaveis pela petição , tenho todos os contatos da Sra Claudia Jordão , por gentileza me ligue , pois acredito que seria muito interessante que nossa petição aparecesse na midia , principalmente na reviste VEJA.
Obrigado
Mauricio de Oliveira
(011) 8584-1428
3501-9620
Boa tarde,
Entendo a revolta dos pais pelo aumento que o CVPS esta tentando impor aos pais sem nenhuma negociação, tambem tenho 02 filhos no colegio , e meus 02 filhos acompanham o que esta sendo escrito neste forum de debates , e se mostraram extremamente preocupados em relação a algum boicote da feira de ciencias ou manhã cultural , pois ´so para terem uma ideia alem do investimento financeiro , tambem demandamos muito tempo para que a apresentação dos alunos fossem perfeitas e acredito que não podemos e não devemos fazer mehum boicote , pois não prejudicariamos o colegio e sim nossos filhos que certamente ficariam frustados com tal atitude . vamos manter o foco e lutar com todas as forças legais e cabiveis contra o aumento das mensalidades.
Obrigado a todos
Mauricio
Re:
Re:
Ola viviane, boa tarde
Obrigado pelo retorno estamos na duvida se colocamos nossa filha no curriculo B ou comercio exterior , fico feliz que sua fiha esteja gostando , temos até o mes de novembro para tomar a decisão em conjunto com nossa filha , meus filhos tambem irão expor nesta feira no proximo sabado e fui convocado a participar.
Muito Obrigado pelo retorno
Mauricio de Oliveira
#455: - Re: Re: Se voce esta em busca de um numero menor de alunos por sala, procure o VÉRTICE, como seu problema não é o aumento de mensalidade, acho que nem por curiosidade vc deveria ter acessado este link que tem como unico objetivo ser contrario ao aumento abusivo que estão nos impondo.
Re: Re: Re: Re:
. Otima resposta , o ass unto aqui e resolver o aumento da Mensalidade e nao o número de alunos em sala , acho que a 455 nao entendeu o motivo da nossa luta e vem falar em pagar mais affff Patricia
Que esta nos procurando para fazer a matéria da próxima veja alguém já falou com ela ????
Re:
Boa noite,
Ligaremos para Claudia da revista Veja amanhã de manhã.
Abraços,
Frédéric
Obrigado Mauricio. Entraremos em contato com ela amanhã de manhã. Qualquer coisa eu te ligo. Abçs. Frédéric
Re: Re: Re: Re:
Frederic,
Fui umas das mães que se empenhou em ajudar na "propaganda" da petição via internet. Engrosso as inúmeras opiniões que devemos , nesse momento, focar sobre o abusivo aumento da mensalidade acima da inflação. Somos participantes de um país que busca o equilíbrio orçamentário. Devemos lembrar à escola que fazemos parte deste país e que ela própria cobra um consumo e gasto consciente.
Outros assuntos poderão ser tratados com muita responsabilidade posteriormente. Devemos , sim , cobrar sempre da escola positivamente. Desagravos inconsequentes não ajudam neste momento. Acho inclusive que nos ultimos anos a escola está "tentando correr atrás de um grande prejuíso pedagógico".
Estou a disposição,inclusive já havia solicitado a diretoria , pessoalmente , uma associação de pais ou que ao menos pudéssemos democraticamente fazer parte do conselho da Fundação.
Estou sempre a disposição,
Patricia - [email protected]
números apresentados
| This discussion has been closed. |
Re:
#445: -
Concordo com sua ponderação. Nossa indignação com o aumento abusivo da mensalidade não pode gerar frustações aos nossos filhos, sou contra o boicote a qualquer atividade que envolvam nossas crianças, elas estão há meses se dedicando aos seus projetos, e isso não seria justo.
Ao meu ver uma coisa não tem nada a ver com outra. Vamos focar nas contas, a idéia de uma auditoria é muito boa.