PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA FOSFOETANOLAMINA CONTRA O CÂNCER

Gerhard Erich Boehme

/ #5578 Erros e acertos no Brasil.

2016-02-27 18:55

Fosfoetanolamina Sintética - Incompetência brasileira!

De um lado muitos interesses em jogo, de outro o princípio da precaução, que deve ser utilizado sempre no desenvolvimento de medicamentos, cosméticos e alimentos. Os interesses, inclusive fazendo uso da ANVISA, atrasaram muito as pesquisas e a confirmação do uso deste medicamento.

A Fosfoetanolamina Sintética deve passar por muitos testes antes de ser aprovada, isso é fundamental, já que os protocolos da área da saúde devem ser seguidos.

Embora tenha sido utilizada, é dito que a substância nunca foi efetivamente testada em humanos. Mas há estudos de seu uso desde 2004. Sabemos que ela foi distribuída durante anos pela USP de São Carlos. E ela teve sua distribuição suspensa por decisão judicial. Com os testes, somente com eles, os pesquisadores terão uma ideia da eficácia da droga.

Este medicamento foi desenvolvido há muito tempo, e tem sido lamentável o fato dos atrasos nos estudos por falta de um consenso da Secretaria Estadual da Saúde, Ministério da Saúde e os pesquisadores da USP de São Carlos. Deve ser destacado a falta de apoio de nossos governos à questão.

E pasmem, o investimento total para os testes é algo irrisório, considerando o que é gasto e o número de doentes, aproximadamente entre R$ 2 a 10 milhões, o que exige que pacientes sejam monitorados continuamente por uma equipe multiprofissional com experiência em testes clínicos, no Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp)..

é importante que se entenda que a necessidade, ou a vontade, mesmo a política, não pode atropelar as pequisas necessárias, é assim no mundo inteiro. Antes de uma pesquisa ser oferecida a um paciente, muitas etapas deve e são cumpridas para garantir a segurança do paciente. Um projeto de pesquisa é analisado por várias comissões que envolvem diferentes profissionais a fim de assegurar a questão ética e legal da pesquisa. Muitas vezes, participar de uma pesquisa acaba sendo uma oportunidade de receber um tratamento inovador para o controle do câncer.

A produção da substância ficará sob responsabilidade da Fundação para o Remédio Popular (Furp).

No inicio, adotando uma metodologia padrão, 10 pessoas recebem a substância. Nela são avaliados os efeitos colaterais graves, que também são estudados, nos dois casos o estudo continua. Progressivamente, a inclusão de novos pacientes continuará até atingir o máximo de 1 mil pessoas.

O importante é que se estude e se dê prioridade à segurança dos pacientes. Por isso, nesse primeiro momento, a pesquisa vai avaliar se a droga é segura e se há evidência de sua eficácia contra o câncer.

O lamentável neste tempo todo foi a esperança que muitos depositaram no medicamento, que pode ser eficaz ou não. Eis a questão. Entre erros e acertos, ele foi distribuído pela USP de São Carlos por causa de decisões judiciais, a Fosfoetanolamina Sintética é alardeada como cura para diversos tipos de câncer, mas não, por conta da incompetência destas entidades não passou por esses testes em humanos, por isso não é considerada um remédio.

Ela não tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seus efeitos nos pacientes são desconhecidos.

E quando falo em incompetência, é fundamental que se crie a cultura no Brasil do entendimento de que todos somos incompetentes, pois ela exige superação e está pautada do entendimento do que de fato é e deve ser competência.

E o que é competência?

Eu defino como a soma de quatro palavrinhas:

(1) educação, tanto a educação que devemos receber em casa pela família (Ver Artigo 229 da Constituição), a qual não pode ser terceirizada, como a escolarização, a educação formal, obtidas através de entidades supervisionadas pelas secretarias municipais e estaduais de educação, e no nível superior pelo MEC - Ministério da Educação.

(2) formação (treinamentos, estágios, visitas técnicas, on-the-job training, hangouts, congressos, seminários, encontros, painéis, etc.),

(3) habilidade (saber-fazer e saber-ser) e

(4) experiência.