Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012

Quoted post


Convidado

#877

2011-11-22 23:51

Srs. pais,
na obrigação de mantê-los informados e também por respeito a confiança depositada em nós neste momento, segue um resumo das ações que fizemos após a negativa do colégio de uma negociação com os pais (lembramos que o Colégio nos recebeu uma única vez, no dia 01/11, e evitou qualquer contato posteriormente, apesar de termos feito várias tentativas) :

- 08/11/2011 - Entramos com uma representação no Ministério Público do Consumidor, o qual instaurou inquérito pedindo explicações ao colegio. Dependendo da análise do MP pode ser aberta uma ação judicial, que investigaria mais detalhamente as contas da escola;

- 11/11/2011 - fomos convocados pelo Ministério Público das Fundações para uma audiência, na qual o promotor sugeriu para os pais bancarem uma auditoria independente para averiguar as contas do colegio. Dia 23/11 teremos uma nova audiência com o Promotor das Fundações;

- No dia 16/11/2011, pela manhã, nos reunimos com Deputado Celso Russomanno. Como pai de aluno e presidente do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, ele se propôs a entrar com uma representação nesse órgão, que segundo ele tem também poder para investigar mais a fundo as contas do colégio. Ele também ajudara na formação da associação de pais.

Em paralelo a tudo isto, acionamos e fomos acionados por órgãos de imprensa. Sendo que já saiu reportagem a respeito na Vejinha e no Estadão. Na folha houve uma reportagem sobre os reajustes em geral, mas citava o Porto como a escola com o 2º maior aumento.

Em 16/11/2011, a noite, foi divulgado pela folha on-line, uol e alguns outros sites que nossa representação havia sido acatada pelo MP. Neste momento o Promotor do Consumidor, Dr. Gilberto Nonaka, instaurou inquérito civil para apuração e possível ação civil pública. Hoje recebemos a confirmação do Ministério Público. Esta decisão é muito importante e fortalece e muito o nosso movimento.

- Neste momento estamos verificando os processos para criação da associação de pais e também aguardando o resultado do inquérito aberto pelo MP do consumidor.

Com certeza o sucesso deste movimento é devido a participação e conscientização de todos.

Creio que este será um divisor de águas na história do Porto, onde nós pais, seremos mais ouvidos no processo de educação de nossos filhos.

Atenciosamente.

Respostas

ABAIXO O ANUÁRIO !!! PARABÉNS PELA EVOLUÇÃO DA PETIÇÃO !!!

#878 PARABÉNS !!!

2011-11-23 03:18:17

#877: - PARABÉNS AOS ORGANIZADORES DESTA PETIÇÃO E À TODOS QUE DELA PARTICIPARAM DE FORMA CONSTRUTIVA. O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO ! VEJAM QUE ESTE MOVIMENTO JÁ LEVANTOU UMA SÉRIE DE OUTRAS FRENTES, COMO RELATADO EM PÁGINAS ANTERIORES. ENTRE ELAS A DO ANUÁRIO, FEITO, AO QUE PARECE PELOS COMENTÁRIOS, POR EMPRESA DE FAMILIAR DA ANTIGA DIRETORA ATÉ O ANO PASSADO (# 865 ). TAMBÉM NÃO VOU COMPRAR O ANUÁRIO. VOU ORGANIZAR NA CLASSE DE MEUS FILHOS UMA FOTO COLETIVA, COMO SUGERIRAM EM ÍTENS ANTERIORES (# 867 ). POR R$ 5,00 REAIS CADA ALUNO, FAZEMOS TUDO. CHEGA DE GASTOS EXCESSIVOS E DESCABIDOS. FORA ABUSO !!! O ANUÁRIO DEVIA SER PRESENTE E NÃO CUSTAR R$ 80,00 !!!

 


Convidado

#899 Re:

2011-12-03 01:34:48

#877: -

Parabens pela iniciativa e pelo trabalho efetuado ate aqui por esta comissão. Coloco-me a disposição desta comissão para ajudar no que se fizer necessário dentro do assunto mensalidades e associação de pais. Cada um de nós tem criticas e elogios ao colegio, as minhas criticas e elogios a escola coloquei diretamente a Dona Celina em reunião marcada para tal, deixando muito claro a minha discordancia com os aumentos seguidos de mensalidades. Deixei claro que seguiria adiante acompanhando esta comissão neste assunto por discordar totalmente da politica de custos da escola. Sugiro que cada um dos pais aqui marquem reuniões com a diretoria e coloque sua opinião pessoal perante a ela. Não acho justo ficar aqui de forma anonima jogando poeira em um ventilador. Coloque sua discordancia pessoalmente ou por escrito ao colegio.

Creio que uma escola da grandeza do Porto deveria olhar melhor como vem administrando suas contas, e utilizar dos conceitos mais basicos de economia dos dias de hoje : Diminuir o custo estrutural e não aumentar o produto final ! Todas as empresas em varios ramos de atividades, dado a concorrencia que vem enfrentando estão trabalhando nesta direção, só  o Porto, por julgar não ter concorrencia, acha que o caminho é aumentar o "preço" do produto final (as messalidades)

Parabens mais uma vez, conte comigo

Henrique Pereira