QUEREMOS O TAFAMIDIS EM PORTUGAL!!!

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição QUEREMOS O TAFAMIDIS EM PORTUGAL!!!.


Convidado

#101

2011-06-15 14:20

Li esta noticia hoje na internet. Estou completamente solidario com a vossa causa. Acho terrivel que alguem seja obrigado a abandonar a sua terra, o seu trabalho, a sua familia, para poder ter um direito a tratamento. A que ponto chegou o nosso pais... sinto-me realmente triste de ser português.


http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/-jovens-admitem-emigrar-se-tratamento-para-paramiloidose-nao-chegar-a-portugal.html
Esperança

#102

2011-06-15 15:13

A notícia já está a correr em vários suportes:
http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/paramiloidose-jovens-admitem-emigrar-se-tafamidis-nao-chegar-portugal_234

Falta colocar a pergunta certa: por que é que os hospitais não receitam o Tafamidis para que o Infarmed o vá buscar a França?

É que o Infarmed pode ir lá buscá-lo! O problema é que Estado Português não o comparticipa e os Hospitais não querem ter essa despesa!

E assim continuamos a ter doentes a piorar todos os dias... são pessoas, trabalham, pagam impostos, têm famílias... mas falta-lhes o lobby político!
paula

#103 Re:

2011-06-15 17:41

#102: Esperança -  

 a resposta é uma só.

porque os doentes de paramiloidose nao fazem pressão alguma para que isso aconteça.

já repararam que em todas as doenças ouvimos testemunhos dos doentes? excepto na paramiloidose. aqui ouvem-se os governantes e a associação, os doentes raramente aceitam falar da realidade em que vivem.

quando se começou a ouvir falar da fibromialgia, tivemos muita gente conhecida a dar a cara pela doença, a pedir tratamento especial, o reconhecimento de direitos e o reconhecimento de que é uma doença bastante debilitante.

Tivemos testemunhos de muita gente famosa, da televisão, da classe politica, etc

Resultado de tudo isto, têm um tratamento, têm direitos.

Apesar de reconhecer a fibromialgia como uma doença realmente dificil, posso afirmar que a paramiloidose é mil vezes mais dolorosa e incapacitante, mas se calhar as altas classes da sociedade possuem fibromialgia e nao paramiloidose!

A paramiloidose é uma doença com uma história de pobreza e falta de formação associada, quando ela aparecia no seio familiar, o portador deixava de poder trabalhar, o conjuge largava o seu emprego para poder cuidar do outro, os filhos muitas vezes nao tinham condiçoes financeiras para prosseguir os estudos. O aparecimento da doença, afectava como ainda afecta mas não com tanta gravidade, todos os sectores da vida do doente, o trabalho, a familia, o dinheiro e a qualidade de vida.

A grande maioria dos portadores da doença ainda vivem este estigma, nao sabem que direitos lhes assiste, nao têm poder reinvindicativo mas acima de tudo têm vergonha de ser portadores de paramiloidose.

Entendam por favor que os tempos mudaram, que hoje ela é uma doença com um tratamento, e que se os doentes nao começaram a falar de si.... temos quem a falar por nós???

 e se pensarmos bem... no cancro... no HIV....

podemos dizer que apesar de tudo temos por onde lutar, sem vergonha alguma! nunca!

 

Sérgio

#104 Estou Convosco na luta e no Apoio....

2011-06-15 18:22


Convidado

#105

2011-06-15 22:43

Manda-se sangue de dadores para o lixo o que nos custa 70 M €/ano e os que necessitam não têem acesso aos medicamentos ?

Convidado

#106

2011-06-15 23:41

eu tenho 28 anos e sofro desta maldita doença,a pouco tempo comecei a ter alguns sintomas da doença ,ainda esta numa fase muito inicial mas ja estou inscrito na lista de espera para fazer o trasplante hepatico, eu preferia 1 milhao de vezes tomar o tafamidis mas infelizmente ja perdi todas as esperanças que este medicamento ainda chegue a tempo para mim por muito que me custe quero dizer a todos os que sofrem actualmente desta doença que nao alimentem falsas esperanças acerca do tafamidis porque ainda deve demorar varios anos ate que esteja disponivel em portugal.

Convidado

#107

2011-06-16 00:49

nunca sabemos quando nos calha a nós

Convidado

#108 Re: #93 Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose (16 de Junho 2011)

2011-06-16 01:18

#94: paula - #93 Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose (16 de Junho 2011) 

 Dia 16 - 6 -2011 , e para o publico em Geral? OU so para profissionais?

Sérgio

#109 Re: Re: #93 Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose (16 de Junho 2011)

2011-06-16 10:51

#108: - Re: #93 Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose (16 de Junho 2011)

Penso que será aberto ao público em geral, mesmo que não seja, é bom estar por lá...

Aos que forem, FORÇA!!!!! Estarei convosco, estou impossibilitado de ir, mas estou convosco em espírito. Muita força é precisa, nunca desistem. Desistir é morrer, resignação nunca!!!! Temos Direitos!!!!!! Não somos Portugueses de Segunda!!!!!


Convidado

#110

2011-06-16 12:56

Nada de negativismos, pois vamos ter a provação do medicamento para Agosto.....
esperança

#111 Re:

2011-06-16 16:49

#110: -  

 Como é que soube isso?


Convidado

#112 Re: Re: resposta da própria farmaceutica Pfizer. Acreditem que vamos conseguir e já este ano!

2011-06-16 18:15

Sérgio

#113 Re: Re: Re: resposta da própria farmaceutica Pfizer. Acreditem que vamos conseguir e já este ano!

2011-06-16 19:06

#112: - Re: Re: resposta da própria farmaceutica Pfizer. Acreditem que vamos conseguir e já este ano!



Como, onde é que a Pfizer diz isso? É Bom juntar todas as perguntas e respostas que as diversas Entidades vão dando referente a este assunto, para os poder confrontar mais tarde.

Por exemplo, leiam a notícia do seguinte link:

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=516655

O que é dito aqui, é o mesmo que o nosso convidado #112.

Mas como em tudo, existe um MAS....

MAS, já o disseram que o medicamento chegava cá em Agosto de 2010, depois que era Novembro de 2010, depois Janeiro de 2011, de seguida lia-se primeiro semestre de 2011 e agora Agosto de novo.

E é Dito hoje, que até calha bem, é dia da Luta contra a Paramiloidose, não foi semana passada, ou ontem, foi hoje!!!

Alguém ainda Acredita? Promessas!!!!

Hoje como é um dia com mais visibilidade, e vão ser bombardeados de perguntas, resolveram por mais uma data , para não serem chateados.

Claro que mantenho um pouco de esperânça que seja verdade, mas...

...Mas se é verdade, porque não dar já aos paciêntes que precisam dele JÁ? Davam-no já este mês, já que segundo eles, em Agosto vem e vem... aos mais urgêntes começava-se já, porque há alguns que não podem esperar nem mais 15 dias. Não há impedimento nenhum para que não seja dado, já que a legislação fornece a ferramenta necessária para se colocar o medicamento cá!

 


Convidado

#114

2011-06-16 19:11

tudo o que seja para melhorara vida de qualquer cidadão é sempre bem vindo.Viva a saúde

Convidado

#115

2011-06-16 19:59

É uma vergonha que Portugal, o berço desta doença, ainda não tenha aprovado o medicamento quando outros países da Europa já o fizeram. Isto revela a que estado chegou este país. É o medo de existir, como dizia José Gil.
Esperança

#116 EU FAÇO AS CONTAS

2011-06-16 21:41

#113: Sérgio - Re: Re: Re: resposta da própria farmaceutica Pfizer. Acreditem que vamos conseguir e já este ano! 

 Dizer que o Tafamidis PODERÁ chegar em Agosto não é a mesma coisa que dizer que o Tafamidis VAI chegar em Agosto.

O Sérgio refere, e muito bem, que os prazos têm sido sucessivamente dilatados. Andamos há quase 2 anos a alimentar esta esperança, a adiar o transplante, a deixar que os sintomas se manifestem... enquanto que outros doentes conseguem respirar de alívio porque já estão a tomar o medicamento. Mas são só alguns...

É profundamente injusto.

Também considero muito conveniente anunciar isto hoje. A verdade é que dentro de 2 meses estamos na silly season e ninguém se vai lembrar de "cobrar" este anúncio. Até porque, se não mantivermos a luta viva, dentro de 2 meses as autorizações não chegam, o Estado não comparticipa, o Hospital não requisita, o Infarmed não o vai buscar a França e TUDO CONTINUARÁ NA MESMA.

Recupero o fantástico número de um post anterior: sangue vai para o lixo, o que custa 70 MILHÕES de EUROS por ano ao Estado. Explicando melhor, temos sangue, mas metade dele não é utilizado, então o Estado vai comprá-lo, custando por ano a fabulosa quantia de 70 MILHÕES de EUROS.

Eu dou-me ao trabalho de fazer as contas:

A) Um doente com Paramiloidose que faça um transplante custa ao Estado 400 MIL EUROS. Isto só para o transplante. Resistindo ao transplante, isto é, não morrendo durante e/ou pouco após a cirurgia, é preciso contabilizar os períodos de baixa médica (de anos!), os medicamentos que terá que tomar toda a vida (e não são 1 nem 2) e as complicações decorrentes do transplante, que levam muitos transplantados a simplesmente deixarem de trabalhar e ficarem reformados precocemente. Trata-se de alguém que podia estar activo, a pagar impostos pelo seu trabalho, a contribuir para a economia, mas que pelo contrário está a receber subsídios. Para além disso, a qualquer altura poderá haver a rejeição do órgão, o que levará inevitavelmente a mais uma cirurgia, ou seja, a pelo menos mais 400 MIL EUROS.

Ponto fundamental: em que estado estão os doentes quando são admitidos para transplante? Quem conhece de perto a doença percebe ao que me refiro.

B) Um doente com Paramiloidose que tome TAFAMIDIS custa ao Estado 120 MIL EUROS por ano. Para já... porque o laboratório também tem que rentabilizar o investimento feito na investigação do medicamento e acredito que o preço esteja muito inflaccionado. Para além disso, ultrapassado o tempo exigido, a patente deixa de ser "exclusiva" deste laboratório e o TAFAMIDIS poderá ser produzido e comercializado livremente. Isto é, no futuro, teremos TAFAMIDIS mais barato.

Mas fazendo as contas ao preço actual...

Um doente com Paramiloidose precisa de 583,3333333333333 ANOS para gastar ao Estado Português 70 MILHÕES de EUROS!

Mas faço ainda outra conta...

Com 70 MILHÕES de Euros por ano, o Estado Português paga o medicamento a 583 doentes!

Dá que pensar...

A questão fundamental é esta: O ESTADO PREFERE DESPERDIÇAR DINHEIRO COMPRANDO SANGUE QUE NÃO SERIA NECESSÁRIO SE SOUBESSE NÃO DESPERDIÇAR O QUE É COLHIDO... EM VEZ DE PAGAR ESTE MEDICAMENTO.

Reitero: falta lobby político!

 


Convidado

#117

2011-06-16 21:42

Tomem juizo e em vez de pagarem abortos tratem de quem precisa.

Convidado

#118

2011-06-17 01:51

Espero que seja em breve!!

Convidado

#119

2011-06-17 01:52

Mais uma data...
Ainda há pouco encontrei uma notícia de 29 de Janeiro em que a Assosiação Portuguesa de Paramiloidose diz acreditar que até Junho o medicamento seria introduzido legalmente cá em Portugal, isto após uma reunião com o secretário de Estado da Saúde... ainda faltam 14 dias até ao final do mês.
São datas que não têm qualquer fundamento, se repararem as pessoas que as divulgam nunca dizem o porquê de ser nessa determinada altura, dizem as datas e não as justificam, e desta vez não será diferente, provavelmente por estarem a ser pressionados por doentes e para os calarem cá vai mais uma data.


Eu sou doente e cada dia me custa a passar mais do que o dia anterior e nas consultas já me deram várias datas, como Maio de 2010, depois Junho, depois Setembro... e continuo a aguardar e a doença a evoluir, na minha vida são mais os dias tristes e de sofrimento do que os de alegria e satisfação.


O que precisámos nesta luta é de alguém de peso na sociedade portuguesa, seja ele político ou de outro ramo qualquer, enquanto isso não acontecer a falta do medicamento não terá o impacto noticioso que em qualquer país civilizado deveria ter, vamos vivendo dos pequenos apontamentos da Lusa que depois são aproveitados pelos restantes orgãos de comunicação.

Outra coisa que não percebi na notícia:
"A médica disse entender a ansiedade dos cerca de 100 doentes que aguardam a disponibilização do Tafamidis..."
Cem doentes à espera? E então os outros?
Há alguma lista de espera? Não percebi.


ESTOU FARTO DE SOFRER... DEIXEM-ME VIVER COM SAÚDE E COM DIGNIDADE

Esperança

#120 Re:

2011-06-17 10:15

#119: -  

Realmente é estranho...

Só há 100 doentes à espera do TAFAMIDIS?

Helena Almeida

#121 Vote na APP-Núcleo de Braga da Associação Portuguesa da Paramiloidose: Ajude a Ajudar!

2011-06-17 10:26

O Grupo Axis Hotéis & Golfe vai apoiar instituições dos concelhos/cidades onde estão localizadas as suas unidades hoteleiras.

As instituições candidataram-se em Maio e a votação pelo público é feita durante o mês de Junho.

A mais votada em cada concelho recebe, ao longo de um ano, 1 euro por cada reserva feita através do site do grupo.

Vote em http://www.axishoteis.com/index.php até ao final do mês de Junho e ajude o APP-Núcleo de Braga da Associação Portuguesa da Paramiloidose!

Saiba como ajudar, passo a passo:
1º Aceda ao site http://www.axishoteis.com/index.php
2º Clique no link "Campanha Instituições Sociais"
3º Clique em "Votar"
4º Escolha "Braga"
5º Seleccione " APP-Núcleo de Braga da Associação Portuguesa da Paramiloidose"

Pode votar uma vez por dia, o que significa que ainda tem em seu poder 14 votos!

Apoie esta iniciativa! Divulgue nos seus contactos!


Convidado

#122

2011-06-17 12:16

Os doentes não podem esperar mais. Não podem não devem, não é eticamento correcto serem submetidos a um transplante quando HÁ um medicamento.
Esperança

#123

2011-06-17 12:23

Li o testemunho real de Vítor Afonso enquanto transplantado e não posso deixar de lhe agradecer.

Se dúvidas houvesse que o TAFAMIDIS é a melhor solução, a notícia de hoje é clara:

http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/paramiloidose-hospital-de-santo-antonio-espera-ter-tafamidis-dentro-de-dois

Mas não me satisfaço com a hipotética data de introdução do medicamento em Portugal.

Não queremos POSSÍVEIS DATAS. Queremos A DATA!

Convidado

#124

2011-06-17 12:27

As notícias, poucas é certto, não são comentadas por ninguém, os congressos , poucos, mas alguns, são pouco frquentados. Os doentes têm de aparecer, falar, comentar, não de podem ocultar, porque a doença é nossa e ninguém a conhece. Ninguém sabe o que é a PAF, até ao momento em que aparece um caso muito próximo. Foi o que aconteceu comigo,mas desde esse momento, bem recente, tudo tenho feito para divulgar. Pois acretido que se a população Portuguese tivesse a noção do que é esta doença , a sua história em Portugal, aquilo que sofrem estes doentes, o medicamento estava cá,como está na França. Os Portugueses não seriam insensiveis ao sofrimento horrível causado por esta doença e pela sua solidariedade não admitiriam o que se está a passar.

Convidado

#125

2011-06-17 13:30

A Pfizer responde que a Agencia Europeia do Medicamento está na fase de avaliação do mesmo e que a data de aprovação será Agosto de 2011-- Resposta dada pela Farmaceutica a solicitação nosso.