A Saúde nos Açores. Um direito!

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição A Saúde nos Açores. Um direito!.


Convidado

#101

2016-03-19 23:43

Uma questao de justica e solidariedade para com o meu povo.. O direito a saude e a igualdade de direitos devera ser observado em todo o territorio Portugues. Deverao tambem ser averiguadas as causas ,quem sabe ocultas,que estao a levar a tantos casos de cancro nos Acores.

Convidado

#102

2016-03-20 15:00

Sou funcionária deste «bendito» SRS e também me custa ver a indiferença dos nossos governantes quando nós próprios, profissionais de saúde, fartamo-nos de identificar falhas e borrifam-se para nós.

Convidado

#103

2016-03-20 19:43

o direito a todos nós termos cuidados de saúde

Convidado

#104

2016-03-20 20:22

Sou açoriana. Já me bateu à porta. .....

Convidado

#105

2016-03-20 23:22

O também ter verificado no dia a dia da Ilha de Santa Maria a percentagem muito alta de novos casos de cancro, inclusivé em gente nova.

Convidado

#106

2016-03-20 23:23

Doente oncológico na família (conjuge), diagnosticado em 2012 com antecedentes familiares (pai, tios) também vítimas de cancro. Apesar de todo o bom trabalho e acompanhamento no HDES, em PDL, considero que o contexto da petição tem pontos muito importantes a desenvolver, dos quais ressalto a necessidade de um estudo que vise a avaliação e pesquisas sobre a elevada percentagem da doença e o seu crescimento nos ultimos anos, e a ilha onde vivemos, Santa Maria, não é excepção.

Considero que a prevenção, incluindo o despiste familiar, com os meios e métodos possíveis e disponíveis seriam altamente favoráveis no tratamento precoce, quer a nível psicológico, quer a nivel económico, já que este é um dos pontos sensíveis do nosso sistema de saúde. 

O acompanhamento psicológico, é, também, uma factor muito importante para o doente e, por extensão, para as famílias. 

Acrescento, ainda, que a área de nutrição está muito preocupada ( e muito bem) com as obesidades e outras vertentes da sua especialidade, mas parece denotar afastamento das recomendações sobre o cancro e como ajudar  a vencer o cancro com a alimentação adequada  e desconhecimento  dos problemas  que um doente oncológico enfrenta durante os tratamentos de quimioterapia, recomendando, por exemplo, uma dieta extemamente enjoativa (para ganhar peso)  a um doente que já se sente enjoado. Esta é uma questão que considero importante rever porque não se sente a ligação com a área de oncologia.

 

 


Convidado

#107

2016-03-21 11:36

Um estudo de requer carácter de urgência.

Convidado

#108 Re:

2016-03-21 17:53

#86: -  

 Exactamente a situação a que assitimos. Apesar da afabilidade e acompanhamento, espantou-nos a dieta da nutrucionista e a forma como  decorreu a consulta, apressada e sem sensibilidade. Chegou a perguntar, com um ar que não quero classificar de irónico,  se sabia fazer sobremesas com leite condensado. Guardei a dieta (para mais tarde recordar) tal como no vosso caso carregada de natas, leite condensado e açucar exactamente o que não é recomendado. A nutrucionista ignorou ou não conhece as simples recomendações dos panfletos que a oncologia tem à mão e mostra que não está a par das recomendações sobre alimentação na prevenção e luta contra o cancro. 

 


Convidado

#109

2016-03-21 18:35

Em Santa Maria a incidencia desta calamidade é enorme com inumeros casos todos anos e diagnosticos em varias faixas etarias. É necessário e urgente estudo que permita identificar possiveis causas... desde alimentares, a condicoes habitacionais (fibrocimentos com amianto), canalizações de trassporte e abastecimento de aguas, ao produtos "naturais" que de naturais terão pouco devido ao uso de herbicidas, pesticidas e outros... inclusive uso de adubos nas pastagens de onde depois é produzida carne e leite e restantes lacticionios (grande maioria produzidos em S.miguel) que depois são consumidos por toda regiao! É urgente irradicar o maior numro de possiveis causas. O tabaco e alcool não é explicação para tão grande numeros de casos alguns dos quais entre pessoas que nao bebem nem fumam. Para quem não sabe, um submarino nuclear americano está afundado a 640 quilómetros dos Açores... Ogivas nucleares "repousam" ao largo das ilhas açorianas


Convidado

#110

2016-03-21 23:00

preocupação com o assunto abordado que pode dizer respeito a todos Santa Maria está com grande nível desta doença

Convidado

#111

2016-03-22 02:23

Para saber o que levou a tantos açorianos em uma Ilha tao pequena a ter um número enorme de casos com cancro... é assustador e eu tenho a minha mãe tambem com cancro e gostaria o porquê de tanta gente numa só ilha a ter tantos diagnósticos de cancro e em Portugal - Continental que é muito maior não tem nem metade de diagnósticos assim com cancro!

Convidado

#112

2016-03-22 02:55

Concordo plenamente e o estudo deveria ter com inicio no mar,uma vez que comemos muito peixe,uma vez li um artigo devido a um submarino americano que esta afundado no mar dos Açores com ogivas nucleares, e pode ser um inicio deste problema....

Convidado

#113

2016-03-22 08:43

Preocupação sobre essa realidade....

Convidado

#114

2016-03-22 18:28

Espero é que acabem com esta doença, é uma doença desgraçada, perdi uma tia de 50 anos que nos está a deixar tamanha saúde, por causa desta doença. Há casos de suicídio que conheço por causa do cancro.
Que devemos fazer!? Deixar morrer!? Sofrer tanto!? AJUDEM NÓS PRECISAMOS!

Convidado

#115

2016-03-23 02:07

A preocupação da real situação que está a afetar os açorianos a nível dessa doença terrível que é o cancro.

Convidado

#116

2016-03-23 15:28

O meu pai faleceu de cancro...

Convidado

#117

2016-03-23 22:03

O elevado número de casos de cancro que tem ocorrido

Convidado

#118

2016-03-24 23:39

Penso que se torna urgente um estudo sobre este assunto. A ilha das Flores e Terceira mereciam grande estudo por via das bases Francesas e americanas, nao tenham estas deixado quimicos sltamente prejudiciais
Sendo o nosso atlântico um ponto de travessia de muitos barcos sera que o mosso peixe nao deveria ser estudado ?

Convidado

#120

2016-04-11 22:39

O fato de ter nascido; crescido na Ilha de S. Miguel, ter familiares que infelizmente morreram dessa maldita doença e acima de tudo creio que tem muito a ver com o as condições climatéricas das Ilhas. Merece sem dúvida alguma um estudo aprofundado sobre as causas...

Um bem haja!

Convidado

#121

2016-04-11 22:44

Porque recentemente a minha mãe foi diagnosticada com essa maldita doença.

Convidado

#122

2016-04-11 22:47

Estar a viver o drama do cancro no seio familiar...

Convidado

#123

2016-05-02 23:15

É triste muito triste ,deixar as pessoas morrer com dores, qualidade ,Humanidade de vida , mais informação e formação para todos .
ponte

#124 Re:

2016-05-02 23:21

#101: -  

 Existe um vírus  de muitos nos hospitais, funcionários  e medicos livres, população  contaminada o que se passa? Indústria oculta inventam para ganhar mais e mais e mais , cancros é  da propria medicação,  acidos alimentação  com fertilizantes e fermentos químicos.