Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012.


Convidado

#126

2011-10-25 18:54

Parabéns e obrigada pela iniciativa!

Convidado

#127 Re: Assinamos ou não os contratos?

2011-10-25 19:07

Gianfranco, minha sugestão é aguardar um pouco. Nosso plano é dar entrada até sexta-feira, formalizando o manifesto. E
Em função da resposta da escola isso pode ter vários desdobramentos, podendo levar até a uma intervenção do mec. Abs rodrigo

Convidado

#128 Marcus Milhorança

2011-10-25 19:12

#110: - Re: Re: Próximos Passos deste processo!

Rodrigo,

 

mande-me seus dados para contato, ja protocolei relcamação no Procon, a escola sera intimada nesta semana, quem sabe posso ajudar tambem neste processo!!

Marcus Milhorança

mvmilhoranca@gmail.com


Convidado

#129 Re: Mais de um filho

2011-10-25 19:15


Convidado

#130 Re: Marcus Milhorança

2011-10-25 19:16

Marcus, segue: pretola@hotmail.com
Abs

Convidado

#131

2011-10-25 19:48

Apoio a idéia de criação de uma associação de pais. Já está mais que na hora de nos organizarmos para exigir mais respeito por parte da escola e, principalmente, mais qualidade de ensino.

Convidado

#132

2011-10-25 19:57

Quando vao usar o abaixo assinado? Peço que nos coloquem a par de qualquer decisao do Porto Seguro!
Fico indignada com esse aumento pois nao vejo nenhum melhoria! Penso seriamente em mudar meu filho pra uma escola de periodo integral. Quantas maes esperando uma vaga na parte da manha que nao conseguem.... nao tem cabimento esse aumento ABUSIVO!

Convidado

#133

2011-10-25 19:58

achei uma ótima iniciativa

Convidado

#134 Importante lembrar....

2011-10-25 20:02

Importante lembrar que o ano passado o colégio já abusou e reajustou as mensalidades acima da inflação. Esse ano foi um absurdo total 20%

Convidado

#135 Re:

2011-10-25 20:06

#4: -

40%!! nossa! como vc aguenta?


Convidado

#136

2011-10-25 20:08

Concordo com absolutamente tudo o que foi dito ate agora e fico muito satisfeita em ler frases que eu vivo dizendo. Como por exemplo, a de fazer cortesia com chapeu alheio.

Convidado

#137

2011-10-25 20:09

UM ABSURDO... NO ANO PASSADO JÁ AUMENTARAM 14% E O DIREFOT FINANCEIRO DO PORTO PANAMBY EM REUNIAO COMIGO DISSE QUE O COLÉGIO ESTAVA BEM ABAIXO DOS DEMAIS DA REGIÃO E ERA UMA EQUIPARAÇÃO!! QUAL A DESCULPA DESTE ANO??

Convidado

#138 Re:

2011-10-25 20:10

#10: -

Voce ja foi na reuniao com o Finaceiro do Porto? o que foi dito?


Convidado

#139 Re:

2011-10-25 20:14

#132: -

Vamos usa-lo no dia 27/10, pra reclamar e apresentar nosso abaixo-assinado ao Colégio; com certeza, todos nos ficaremos sabendo a resposta dada pelo Porto aos pais que irao apresentar essa Petiçao nesse dia; fiquem sempre ligados nesse link pra obter informaçoes sobre o abaixo-assinado;

Juliana


Convidado

#140

2011-10-25 20:16

Outro dia fiz uma compra na loja Mickey do Market Place e quando a vendedora viu minha filha com o uniforme do Porto, me fez varias peguntas sobre o colegio e disse que iria tirar a filha dela de onde ela estava para colocar na Porto pois a Diretora havia lhe oferecido uma bolsa. Assim, pode se verificar que a pessoa nem precisa ir ate la para pedir uma bolsa. Simplesmente se sai por ai oferecendo. Belo exemplo de cortesia com chapeu alheio.

Convidado

#141 Re:

2011-10-25 20:28

#26: -

Mais absurdo ainda é o fato da criança ser quase obrigada a ir na excursao, porque o colégio coloca atividades sobre o passeio valendo NOTA! fiquei pasma! aconteceu com minha filha no segundo e terceiro ano! e se ela nao fosse na excursao, teria tirado zero, o que afetaria a nota final no boletim!


Convidado

#142

2011-10-25 20:31

Quando matriculei meu filho no ano passado, questionei a tesouraria de onde tiravam o percentual para aumento das mensalidades e tive como resposta que os pais não se importam com isso e nunca pediram essa informação a instituição passa o percentual de aumento e os pais simplesmente pagam. Nem a unidade porto morumbi sabe como se chegam nos percentuais.

Convidado

#143 Re:

2011-10-25 20:33

#131: -

Parece que a escola sempre veta a criaçao de uma Associao de Pais e Mestres! muitos tentaram e nao conseguiram...


Convidado

#144 Re:

2011-10-25 20:43

#142: -

Por LEI, o colégio tem sim que apresentar a Planilha de gastos aos pais; achei isso no site do JN:

Edição do dia 30/11/2010

30/11/2010 21h11 - Atualizado em 30/11/2010 21h11

Escolas descumprem lei ao não justificar aumento da mensalidade

A planilha de custos precisa estar disponível aos pais. O Código de Defesa do Consumidor considera abuso o aumento de preço sem justa causa.

Essa é a época de renovar a matrícula nas escolas particulares. O preço das mensalidades é liberado, mas o colégio que decidir por um aumento tem que apresentar a justificativa aos pais e isso nem sempre acontece.

Em uma escola, o reajuste de 7% é maior que a inflação deste ano, estimada em 5,5%. Carlos, que tem três filhos matriculados lá, foi buscar explicações.

Os valores das mensalidades, o número de alunos por classe e uma cópia do contrato estavam em lugar de fácil acesso, como determina a lei. Mas ele queria mais. “Eu gostaria de ter acesso à planilha de custos da escola. É possível?”, indagou.

O diretor disse que o aumento acima da inflação é devido aos reajustes de salários e de contas como as de água e luz. Mas não mostrou a planilha.

“À planilha que levanta todos os dados contábeis da empresa, o pai não tem acesso”, explicou César Augusto Saraiva, diretor da escola.

A planilha é uma exigência da lei. Nela, a escola deve registrar todos os custos que justifiquem o valor da mensalidade.

E, segundo o Procon, os pais e alunos têm direito de acesso a essas informações. O Código de Defesa do Consumidor considera abuso elevar sem justa causa o preço de produtos e serviços.

“A partir do momento em que um estabelecimento de ensino não mostra a planilha, ele não tem condições ali de justificar o aumento. Então, nós entendemos que não há justificativa para aquele aumento”, explicou Marcelo Barbosa, coordenador do Procon-MG.

Em outra escola, o reajuste é de 9,5%, bem acima da inflação. Angélica quis saber o motivo. Segundo o diretor, o que pesa no índice são investimentos previstos para o ano que vem, como a cobertura das quadras de esportes, e os que já foram feitos neste ano, como o parquinho, os laboratórios de informática e a lousa interativa.

“Eu achei legal”, afirmou um aluno.“A professora dá um jogo bem divertido e a gente consegue aprender muito mais”, contou uma aluna.

O diretor mostrou a planilha. “A escola precisa, o tempo todo, verificar os seus reajustes, principalmente quando eles estão um pouco acima da inflação, porque as famílias todas estão apertadas”, esclareceu Valcenir Braga, diretor da escola.

Angélica concordou com o reajuste, mesmo acima da inflação. “Realmente, a gente assusta. Mas, quando você vai visualizar, percebe que a escola está investindo. Isso traz uma certa tranquilidade”, declarou a psicóloga Maria Angélica Teixeira.

Juliana


Convidado

#145

2011-10-25 20:45

Gostaria de salientar ainda que nos anos anteriores os aumentos das mensalidades escolares foram de 10%, portanto também acima da inflação e dos indices de reajuste estipulados pelo governo.

Convidado

#146 Re: Re:

2011-10-25 20:45

#143: - Re:  

 Também ouvi dizer isto, contudo a escola não poderia vetar a crianção de uma associação de pais de alunos do colégio. Eles vetam qdo há envolvimento dos mestres na associação . A idéia é criar a associação para termos força e participar efetivamente das decisões da escola, ser um canal de negociação com a diretoria.


Convidado

#147 Re:

2011-10-25 20:50

#113: -

brigaria pelos direitos deles!

 


Convidado

#148 Re: Re: Re:

2011-10-25 20:53

#146: - Re: Re:

Mas teria valor legal uma associaçao so de pais, no caso do Porto vetar uma APM? uma associaçao de pais teria força de enfrentar o colégio numa negativa de um pedido dos pais ao colégio?


Convidado

#149 Podemos ir todos juntos nesta reunião com o Dir.Financeiro?

2011-10-25 21:01

Gostaria de participar também se possivel, duvido que eles aceitem muitas pessoas, por favor enviem a data, local e hora desta reunião, acho que em massa podemos conseguir.Marcel

Convidado

#150 Re: Re: Re: Re:

2011-10-25 21:04

#148: - Re: Re: Re:  

 Teria sim ! Para propor uma ação coletiva a associação de pais teria legitimidade, ou seja, poderia representar a classe de pais dos alunos do colégio. claro que tem algumas condições como estar formada há mais de um ano, colher autorização de todos os associados etc e tal... Mas a intenção é formá-la em breve...