A Saúde nos Açores. Um direito!

Quoted post


Convidado

#86

2016-03-15 13:23

 Tenho uma familiar com cancro no estômago. Apesar de toda a simpatia do pessoal que a trata, considero que existem muitas falhas:

- Não há acompanhamento nem sensibilização do doente para a importância da alimentação no combate ao cancro, sobretudo quando falamos de cancro no estômago. Esta minha familiar foi mandada para uma nutricionista do hospital apenas porque estava muito magra. A nutricionista, sem qualquer vocação para tratar doentes de cancro, mandou comer muitas coisas com açucares, natas, etc. Nada do que é recomendado para um doente de cancro!!

- O apoio psicológico é também inexistente, quer aos doentes, quer aos familiares.

- A informação fornecida pelos médicos, nomeadamente quanto aos tratamentos que estão a ser realizados (quimioterapia) é também pouca e pouco clara. 

- Etc, etc, etc

 

Respostas


Convidado

#108 Re:

2016-03-21 17:53:48

#86: -  

 Exactamente a situação a que assitimos. Apesar da afabilidade e acompanhamento, espantou-nos a dieta da nutrucionista e a forma como  decorreu a consulta, apressada e sem sensibilidade. Chegou a perguntar, com um ar que não quero classificar de irónico,  se sabia fazer sobremesas com leite condensado. Guardei a dieta (para mais tarde recordar) tal como no vosso caso carregada de natas, leite condensado e açucar exactamente o que não é recomendado. A nutrucionista ignorou ou não conhece as simples recomendações dos panfletos que a oncologia tem à mão e mostra que não está a par das recomendações sobre alimentação na prevenção e luta contra o cancro.