Manifesto contra o preconceito às Brasileiras

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição Manifesto contra o preconceito às Brasileiras.


Convidado

#1

2011-09-23 02:43

Vivi seis meses no Porto, por motivo de estudo. O preconceito que sofri, e como tantas outras sofrem, simplesmente por sermos brasileiras, é algo que não deve ser tolerado.

Convidado

#2

2011-09-23 03:02

Vamos assinar, mulheres e homens!

Convidado

#3

2011-09-23 03:19

A mulher brasileira merece respeito!

Convidado

#4

2011-09-23 05:00

Que bom que algum providência está sendo tomada diante do absurdo desta personagem, e diante de todo preconceito que as mulheres brasileiras enfrentam em Portugal.

Convidado

#5

2011-09-23 08:41

O Estereótipo também é muito usado em Humorismo como manifestação de racismo, xenofobia, machismo e intolerância religiosa. É muito mais aceito quando manifestado desta forma, possuindo salvo-conduto e presunção de inocência para atingir seu objetivo.

Fora Preconceito contra etnia,cor, raça ou religião. Todos somos filhos de Deus e merecemos respeito diante da sociedade.

Convidado

#6

2011-09-23 09:47

Preconceito é um câncer na sociedade que deve ser eliminado.

Convidado

#7

2011-09-23 11:41

Importante e clara E incrivel em pleno seculo XXI e em um Pais q tanto se beneficiou historicamente das relacoes com o Brasil tal precOnceito contra a mulher brasileira O estigma da brasileira em Portigal indica como o sexismo o

Convidado

#8

2011-09-23 12:25

Podemos considerar este tipo de programa como um tipo de violência visto que esta emissão parte de um comportamento deliberado e consciente, que pode provocar danos corporais para as brasileiras residentes não simplesmente em Portugal como em outros países.
Este tipo de emissão pode provocar danos morais irrevesiveis hoje a centenas de mulheres e seguramente amanhã a milhares transformando-as em vítimas.
Desde tempo de Adão a mulher nasceu para dar vida para aqueles que hoje a tratam como mero objeto de sexo, ser prostituta não é pecado isso partiu da vontade dos homens que obrigava a mulher servir-lhe, ainda hoje usam e abusam dos seus poderes tanto econômicos como sociais para saciar suas necessidades sexuais, agindo de forma muitas vezes selvagem. A violência contra a mulher é um problema histórico e certas legislações ainda tem tendências a proteger o homem.
É absurdo que um país como Portugal tolere esse tipo de programa, um povo vindo de antepassados que não simplesmente colonizaram o Brasil, mas também mataram, roubaram todos os direitos de um povo e violaram as mulheres fazendo delas não somente putas, mas escravas, etc.
Pediria ao governo Português que proibisse toda e qualquer campanha que cause qualquer tipo de dano a mulher, principalmente as brasileiras - Que não deixem esses cafetões enriquecerem-se em cima das desgraças de outras pessoas tal um covarde incapaz de trabalhar decendemente e espera na esquina su vitima só para recuperar dinheiro como qualquer pessoa sem valor e pudor.


Convidado

#9

2011-09-23 14:38

Contra o preconceito mais cansativo, repugnante de todos os tempos para mulher IMIGRANTE brasileira em Portugal e para mim como brasileira por cá! Isto é sério, é preciso que os medias portugueses e os responsáveis parem de colaborar com isto, é preciso: a favor da integração efetiva... a favor da dignidade das Mulheres por Cá.

Convidado

#10

2011-09-23 15:38

É muito importante que haja barulho, ruído que faça estremecer as bases do conservadorismo que assola o país (Portugal) e que faz com que haja tanto preconceito e segregação para com mulheres brasileiras! É preciso haver MANIFESTAÇÃO (para que o segregacionismo seja repensado, senão ELIMINADO!!!)...afinal, tudo demora a mudar...Mas, tenho esperança de que isso mude mesmo!!

Convidado

#11

2011-09-23 15:43

Me coloco contra qualquer tipo de preconceito e esse contra as mulheres é uma coisa nojenta, principalmente vindo de um país que tem muito em comum com o Brasil.

Convidado

#12

2011-09-23 15:50

Endosso completamente esta petição

Convidado

#13 Re: Todos os seres humanos merecem respeito!

2011-09-23 15:51

#3: -

Todos os seres humanos merecem respeito!


Convidado

#14

2011-09-23 15:54

.importante e imprescindível.
Roberta Santos

#15 Isso não vai mudar nem tão cedo...

2011-09-23 16:34

Sabe por quê? Porque o problema está, principalmente, nas mulheres portuguesas entre 45 e 55 anos que viram o boom de imigração brasileira em Portugal.

Não vamos nos enganar: houve um movimento imigratório muito grande há uns 10/15 anos atrás, e muitas prostitutas brasileiras que queriam ir para outros países na Europa, entravam via Portugal e ficavam.

Muitas portuguesas se confrontaram com a cultura e o sex appeal diferente de uma mulher de que veio de um país tropical. Fora o incômodo, muitos homens se separaram para ficar com as brasileiras.

Essas mulheres, que agora têm entre 45 e 55, disseminam essa cultura preconceituosa e não se apercebem de que elas não perderam os maridos para as brasileiras; elas perderam o marido porque iam perder de qualquer forma. Mas se ressentem disso, e fazem questão de excluir as brasileiras pois, afinal, elas só servem para "servir a mesa" ou "fazer limpeza".

As filhas dessas mulheres odeiam as brasileiras. As crianças portuguesas são criadas em um clima xenofóbico, e discriminam tudo o que ouvem a mãe discriminar.

Logo, crianças xenofóbicas serão adultos xenofóbicos e nada é feito para evitar isso.

As mães de família dessa geração são as verdadeiras fontes de preconceito. Está na raiz da família, e se nada for feito, as futuras geraões serão iguais.

Já as carinhosamente chamadas "velhotas" adoram as brasileiras porque as remete à época em que os maridos viajavam pelas colônias, e elas iam juntas. Muitas se ressentem de conhecerem Macau ou Timor, e não conhecerem o Rio de Janeiro.

Isso não é teoria, e nem tenho intenção de generalizar. O que escrevi é tudo o que senti na pele, sofrendo também todo o tipo de preconceito.

Vou assinar a petição de qualquer forma, é bom que alguém tome a iniciativa de acabar com isso. Afinal, "Europa", "povo evoluído" e "preconceito" não deviam coexistir na mesma frase.

Convidado

#16

2011-09-23 17:01

Car@s,

O Nucleo de Estudos e Orientação Intercultural da Universidade
Federal de São Paulo vem por meio desta prestar seu apoio ao movimento
em defesa das mulheres brasileiras que residem em Portugal e a todas
as mulheres brasileiras que merecem ser respeitadas como pessoas
dignas e autônomas.

Em solidariedade,

Sylvia Dantas

Profa. Dra. Sylvia Duarte Dantas
Psicologia Social SS
Coordenadora Nucleo Estudos e Orientação Intercultural
Universidade Federal de São Paulo UNIFESP
sylddantas@gmail.com

Convidado

#17 Re: Isso não vai mudar nem tão cedo...

2011-09-23 17:44

Quando se vive na pele o preconceito e o sexismo como é o seu caso generaliza-se mesmo. Ainda bem que uma das promotoras deste movimento é uma mulher portuguesa de 58 anos. Margarida Paredes


Convidado

#18

2011-09-23 18:16

Infelizmente esta imagem tem corrido o mundo e precisamos combater este estigma.

Convidado

#19

2011-09-23 18:49

Infelizmente já fui vítima de preconceito em Portugal, mais do que uma vez. A última foi na presença do meu filho de apenas 5 anos. Como se já não bastasse a imagem que o próprio Brasil vende da mulher brasileira e todo o estereótipo que temos, agora ainda temos que levar com este programa infeliz, veiculado num canal público de televisão. Eu pago os meus impostos e estou a pagar para ser ridicularizada?
Vitor

#20 Re:

2011-09-23 18:58

#1: - Já agora, por favor, seja mais explicita. Que tipo de proconceitos sofreu ?

 


Convidado

#21

2011-09-23 20:26

Excelente iniciativa de criar uma petição desse tipo! Mas, acredito que esse preconceito se estende também a outros países não só da Europa como do mundo. Brasileiras são e sempre foram consideradas prostitutas e devassas. O que é uma pena, pois a maioria de nós trabalha, estuda e leva uma vida digna, e quando saímos de nosso país somos vítimas de preconceito o tempo inteiro.

Convidado

#22

2011-09-23 20:33

Nossas brasileiras não podem mais passar por nenhum tipo de humilhação, seja em Portugal, ou em qualquer outro lugar do mundo. Respeito às mulheres brasileiras!

Convidado

#23

2011-09-23 20:43

Parabéns!

Convidado

#24

2011-09-23 21:03

A união faz a força!!!! Então vamos a luta!!!!

Convidado

#25 Re: Re:

2011-09-23 21:39

#20: Vitor - Re:  

Olá, não sei se a pergunta que fez se dirige a mim. De qualquer forma, cá vai a resposta: por causa de um desentendimento num parque de estacionamento, uma senhora extremamente exaltada disse-me aos gritos que eu deveria era voltar para a minha terra, que não estava a fazer nada aqui...isso na presença do meu filho que é português. Sem dúvida, um péssimo exemplo para uma criança. Um péssimo exemplo de cidadania e de educação. É claro que chamei a polícia e abri uma queixa contra esta senhora. Espero que ela reflita sobre as palavras que proferiu e que pense duas vezes na próxima vez que pensar em discriminar alguém, seja pelo que for.