Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012.

Pai que não teve 22 % de ajuste no dissidio

#626 Entrega de Contratos

2011-11-04 20:56

Pergunto a algum advogado de plantão se é permissivo a entrega dos contratos, com ressalva ou comentario, não concordando com os valores das mensalidades, desta forma fica resguardado o direito de matricula e registrada a discordancia em discussão sobre a mensalidade. Entendam que do ponto de vista negocial a escola não esta preocupada com perda de alunos, pois esta será parcialmente reposta de outras escolas mais caras que tambem tiveram ajustes e portanto há uma migração natural na cadeia de preços das escolas. O que se há de observar é que outras escolas tambem fizeram ajustes altos e isso precisa ser observado, pois, em havendo um comportamento parecido em outras entidades há de se observar a formação de cartel. O que preocupa a escola no entanto é o fluxo de caixa que, se for interrompido na forma de depositos judiciais não permite o acessso da instituição aos fundos, criando uma pressão forte para uma negociação. Esses caminhos são validos ? é o que pergunto aos que estao lendo e são advogados.

Convidado

#627 Re:

2011-11-04 21:01

#5: -  Tenho uma filha indo para o ensino médio, se continuar desta forma, em 2014 deverei estar pagando R$3000,00 por mes. meu filho mais velho está no segundo ano de direito e pagamos R$1100,00 por mes....

Nada é justificável, gostaria tambem de questionar o porque do menor valor das mensaildades na unidade 2

Sandra 

 


Convidado

#628

2011-11-04 21:02

Concordo com a Patrícia meu nome é Marcelo TENHO 2 FILHAS e acho correto primeiramente a UNIÃO e em segundo lugar que a pessoa se apresente pelo menos com o primeiro nome, por que posso até desconfiar que "podem estar tentando desestabilizar" este movimento que é EM PROL DE TODOS!!!!
Acho correto também o seguinte: "Se a escola não definir uma data até segunda-feira (07) vamos acionar a imprensa o MP, ou seja, quem puder auxiliar os pais que pagam a escola com muito esforço, tirando uma minoria que nem está interessada neste forum mas que não recrimino, não estou aqui para polemizar.
Obrigado a todos,
Marcelo

Convidado

#629 Re: Re: Oque é isso ???

2011-11-04 21:36

#624: - Re: Oque é isso ???

tire seus filhos da escola acho que para vc é a melhor opção  já que acha o colegio ruim , eu vou lutar  para ter um ensino melhor , preços melhores , e nao vou ficar só criticando , ensino  minha filha a buscar pela melhoria sem desistir ou se acomodar longe dela ser passiva ou resignada.


Convidado

#630

2011-11-04 21:36

Concordo! Eu quero matricular minhas filhas na escola que acredito ser a melhor para elas. As duas choram porque não querem trocar de escola. Estamos aqui para discutir a mensalidade. Vamos em frente.
Patricia

#631 Re: Re: pessoal da Comissão

2011-11-04 21:39

#585: - Re:  

 O colégio já se manifestou com a nova data? Poderiam postar como serão os próximos passos. Acho que não entender o cronograma está deixano os outros pais ansiosos.

 

Esta postagem foi removida pelo seu autor (Apresentar detalhes)

2011-11-04 22:00



Convidado

#633

2011-11-04 22:04

Acho que todos os pais estam sendo roubados 2 vezes, uma pelo aumento abusivo e outra pela falta de consideraçao dessa fundaçao com os pais de alunos, alunos e ex alunos, depois das diversas materias que foram vinculadas tando nos jornais quanto nos sites sobre os desvios e má conduta da administraçao e até hoje nao temos o sequer uma explicaçao plausivel e um resultado...
Ja com relação aos demonstrativos financeiros, isso deveria ser publicado no site da escola, assim poderiamos tirar uma base, da evoluçao ano a ano tanto dos lucros quanto dos prejuizos... agora deixar la nas unidades a disposiçao, isso nao ajuda em nada como sabemos nossas vidas em SP é uma correria.... portanto fica meu apelo... vamos divulgar os dados e informaçoes...

Convidado

#634 Pesquisa sobre aumento abusivo de mensalidades escolares

2011-11-04 22:08


Site - a voz do cidadao

Justiça veta reajuste de mensalidade escolar abusivo
Os cidadãos consumidores de educação de estabelecimentos particulares de ensino acabam de obter uma grande vitória, semana passada.
Para quem não sabe, os pais que se sentirem prejudicados no reajuste anual das mensalidades escolares podem acionar a justiça para tentar reduzir esse valor. Acaba de ser aberto um precedente pela Justiça de Brasília, que proibiu reajuste acima de 12% ao julgar uma ação movida pelo responsável de um estudante de escola particular da cidade.
Pode dar um pouco de trabalho mas é possível saber se o reajuste proposto pela escola é abusivo. Os pais devem pedir ao colégio a planilha de custos, com a discriminação de gastos com salários, impostos, energia elétrica e melhorias, entre outros fatores. Desta forma, é possível saber o que pressionou a alta dos preços. Se é que algum desses itens de custos subiu mesmo o dobro da taxa de inflação oficial do ano passado, que ficou em menos de 6%
Como não existe um percentual máximo estabelecido para o reajuste dos preços, os pais podem solicitar à escola a comprovação de que essa planilha foi apresentada ao Poder Executivo (Secretaria de Educação) e de que ela foi aprovada. Segundo o defensor público do Nudecon (Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro), Lincoln Lamellas: "É direito do pai que está matriculando o filho no colégio saber o motivo do aumento".
É bom lembrar também que, pela Lei 9870 de 1999, que trata das mensalidades escolares, o serviço prestado pela instituição deve ser cobrado pelo periodo de um ano e dividido em 12 parcelas. Assim, o valor apresentado aos pais, incluindo a matrícula, deve ser referente ao período de um ano inteiro.
Para conseguir mais informações sobre o abuso na cobrança de mensalidades escolares e como proceder para garntir seus direitos, temos aqui na Voz do Cidadão um link para a página do Ministério Público do Distrito Federal, incluindo o telefone de contato. Não se esqueçam: saber quais são os seus direitos também é um dever de cidadania!


Convidado

#635 MP

2011-11-04 22:16

Vamos escrever para o Ministério Público!

Não esqueçam, o CVPS é mantido por uma Fundação e presta contas ao MP, o procurador tem que saber os números da escola e se estão escondendo o jogo ou não!!!

Convidado

#636

2011-11-04 22:19

Frederic,

Temos algum advogado nos assessorando? Deve ter algum pai advogado entre nós, precisamos eleger alguém para nos representar se precisarmos ir para justiça, vocês já estão pensando nisso?
Nossa união é a nossa força.

Convidado

#637 RESPOSTAS?!?

2011-11-04 22:22

alguém já recebeu alguma resposta de como proceder com os contratos? recebi os meus (3 filhos) hoje e estou preocupada... se eu não devolver será que o Colégio pode tirara a vaga dos meus filhos?

Convidado

#638

2011-11-04 22:24

#631: Patricia - Re: Re: pessoal da Comissão

antes das férias eu fui na diretoria e vi que tem uma lista de espera grande, será que é melhor devolver a matrícula?

Regina Oliveira

#639 Prazo para entrega de contratos

2011-11-04 23:40

Senhores, corrijam-me se eu estiver errada: entendo que temos assegurado, por lei, o prazo de 45 dias para entrega dos contratos assinados posto que houve aumento efetivo de mensalidades. Dado que fomos notificados do referido aumento no dia 19 de outubro, isto nos oferece até o dia 4 de dezembro para nos posicionarmos, correto? Acredito que, muito antes disso, a escola se pronunciará posto que se trata de interesse de ambas as partes chegarmos a um acordo; da mesma forma que acredito ter sido este o fato que motivou a todos nós a assinarmos esta petição, verdade? À propósito, meu nome é Regina e tenho dois filhos estudando no Panamby (Julia & Pedro).

Convidado

#640 Re: Re: Re:

2011-11-05 00:11

#372: - Re: Re:

Thiago, gostaria de lhe encaminhar algumas informações adicionais, ingressei no procon e gostaria de poder contar com sua expertise no assunto, pois pelo andar da carruagem deveremos desaguar no judiciario.

abs

 

Marcus

7809-4916


Convidado

#641 Clausula de liberação de imagem

2011-11-05 00:39

Srs. Entramos ontem (meu marido) em contato com a escola, na verdade com a D. Claudia Xavier que é responsavel pelo Ensino Fundamental I e deixou claro a indignação com essa clausula, que não iria discutir sobre a mensalidade pois isso ja estaria sendo feito por alguns pais.
De inicio o argumento era de que nós estariamos sendo os primeiros pais a reclamar sobre isso.
Ele informou que caso não seja tirada a clausula de divulgação de imagem do contrato, que estaria entrando com um processo contra a escola, e que com certeza daria muito trabalho a eles.

Bom para resumir a D. Claudia nos retornou dizendo que ""O Porto fará um aditivo no contrato e enviara para todos os pais alterando a classula de liberaçao de imagem. Segundo a Claudia nao é para enviar o contrato ainda para a escola e sim aguarda a alteraçao"".

Estou na duvida se isso é realmente verdade, pois até agora não recebi nenhum email do Porto informando sobre isso, mas com certeza se for enrolação vamos dar muito trabalho a eles.

Convidado

#642

2011-11-05 00:48

Desculpe...não consigo acompanhar todas as respostas, mas alguém poderia me dizer algo sobre ir na feira de Ciências?

Convidado

#643 Re: Clausula de liberação de imagem

2011-11-05 01:32

#641: - Clausula de liberação de imagem 

 

Concordo e achei otimo pois mesmo o ass unto sendo outro aqui ( mensalidade ) isso nos ajuda pois nao assinaremos um contrato que autorize a imagem dos nossos filhos sem nosso consentimento, sendo assim ganhamos tempo tb , pois eles terao que alterar o contrato.
Anderson Primosic

#644 Re: Re:

2011-11-05 02:33

#55: - Re:

O que classifica um colégio entre os melhores de São Paulo, é a qualidade do ensino provada pelo sucesso dos alunos que nele concluiram suas etapas de estudo.

Algumas perguntas devem ser respondidas, como:

- Qual o percentual de alunos que ingressaram em universidades de primeira linha do país ou passaram pela avaliação das melhores universidades mundiais?

- Este percentual é equivalente ao dos 10 melhores colégios de São Paulo?

- A classificação do Porto no ENEM (embora questionável) esta entre as 10 primeiras posições?

Amigos, balizar apenas os valores sem provas reais de melhora na qualidade do ensino, é um insulto a nossa inteligência!

Minha indignação com o colégio, que se coloca entre os 10 melhores de São Paulo, esta na mensagem transmitida para nós e que certamente deve estar sendo transmitida aos nossos filhos.

ELITIZAÇÃO é equivalente a mensagem onde "TER é mais importante do que SER"

Acredito que não são estes os valores que pretendemos transmitir aos nossos filhos.

 

Pai querendo justica

#645 MUITO CUIDADO

2011-11-05 03:55

Senhores,

muito cuidado, pois esse fórum de discussões é aberto, e a maioria das pessoas que aqui escreve, nem ao menos se identifica. Também não é possível saber se quem se identifica está usando o nome verdadeiro, e dessa forma, há pessoas tentando manipular algumas informações e posições. É mais trabalhoso, mas acho que vale a pena se inscrever no facebook, para acessar o grupo Pais do Porto. Lá todos os membros são identificados, e a discussão se restringe aos participantes do grupo, que obrigatoriamente são cadastrados pelo nome e sobrenome. Portanto há muito mais responsabilidade ao se escrever algo.

Não estou acusando ninguém, mas não é impossível que alguém da direção da escola esteja escrevendo "ah, existe uma lista de espera enorme, e se não entregar a matricula do meu filho logo, posso perder a vaga", e outras coisas do tipo. Tem até gente que escreve coisas, e pede em letras garrafais para que alguém publique no grupo do facebook. Aí eu me pergunto, porque ela mesma não se cadastra no facebook, e publica o que quer que saia lá. se é que já não faz parte do facebook. E o pior é que alguém de boa fé, acaba amplificando a voz desses anônimos, publicando no grupo, algo que opróbrio autor não teve coragem de postar lá, pois teria que assinar o que declarou.

Sugiro também, que os organizadores desta louvável iniciativa da petição contra o aumento abusivo das mensalidades do próximo ano, verifiquem os IPs das mensagens aqui postadas, para se certificarem de que não há mensagens postadas da própria escola. Se alguém entender melhor sobre internet, poderia explicar aos organizadores da petição, como é possível fazer as verificações dos IPs. Como o Porto deve ter um IP fixo, dá até para verificar quantas vezes eles estão visitando e ou "talvez" postando nesse fórum anônimo, para tentar tumultuar e manipular os pais de alunos, preocupados com o futuro de seus filhos.

QUE FIQUE BEM CLARO, NÃO ESTOU ACUSANDO NINGUÉM, APENAS LEVANTANDO SUPOSIÇÕES DO QUE SE PODE FAZER ATRAVÉS DE POSTAGENS DE MENSAGENS ANÔNIMAS. O MEU INTERESSE NESSE MOMENTO É QUE O AUMENTO DAS MENSALIDADES SEJA REVISTO, E QUE ISSO NÃO MAIS OCORRA NOS PRÓXIMOS ANOS, PARA QUE MEUS FILHOS POSSAM PROSSEGUIR NO PORTO SEGURO.

Convidado

#646 Re:

2011-11-05 04:02

#638: -

é mentira!


Convidado

#647 Re:

2011-11-05 04:04

#604: -

puro teatro do porto! nao existe lista de espera!

Patricia

#648 Vamos nos identificar?

2011-11-05 04:37

Acho interessante a identificacao assim saberemos talvez com quem estamos falando e tentaremos evitar postagens falsas ou de pessoas querendo tumultuar. Patricia Chede ( faco parte da comunidade criada no facebook)

Convidado

#649 Re:

2011-11-05 12:17

#642: -  

 

Pessoal tem que ir a feira! Boicotar os filhos nao e a solução! Passam semanas desenvolvendo projetos nao e correto deixa-los na mão!

Convidado

#650 Re: Prazo para entrega de contratos

2011-11-05 14:06

#639: Regina Oliveira - Prazo para entrega de contratos 

Regina, seu comentário é bastante pertinente. No meu caso, o contrato foi enviado somente no dia 28/10 (inclusive a carta informando o envio do contrato e a postagem que consta no envelope são datados de 28/10). Minha duvida (e os advogados de palntão talvez saibam me responder) seria se os 45 dias contariam efetivamente a partir da postagem da carta ( 28/10 + 45 dias=  12/12 como prazo final).