Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012.


Convidado

#701

2011-11-08 03:11

Acabei de receber o e-mail do Colégio com a justificativa para manter o reajuste das mensalidades. Fiquei mais do que indignada com o parágrafo:
"na formação de atitudes, no ambiente de interrelações saudáveis, na segurança de um atendimento personalizado a todos os alunos, confirmamos os valores já divulgados para o ano letivo 2012." Ora, meus dois filhos tiveram pertences furtados dentro do Colegio há cerca de um mês, de minha filha o celular, furtado de dentro da sala de aula e de meu filho a carteira, tirada de dentro da sua mochila (sem dinheiro, apenas com documentos pessoais importantes, como carteira escolar, do clube, do banco, ...), que estava em frente ao restaurante. Contatamos a diretoria a respeito e após DUAS SEMANAS aguardando uma atitude por parte desta, que não ocorreu, voltamos a pedir uma reunião com a diretoria, que disse que não teria tempo para nos atender. Após um pequeno escandalo, meu marido conseguiu uma reunião com D Kristine. Passaram-se mais duas semanas e até agora não recebemos nenhum pronunciamento da diretoria, que prometeu buscar imagens nas câmeras de segurança do Colégio, etc.
Gostaria muito de saber onde está a "formação de atitudes e o atendimento personalizado a todos os alunos citados pelo Colégio no texto...

Convidado

#702

2011-11-08 03:25

Frederic, Pretola e demais pais e amigos,

Escrevo estes parágrafos muito emocionado, meus avós chegaram no Brasil em 1936, fugindo da 2o Guerra Mundial e adotaram o Brasil com pátria.
Da união nasceu meu pai ex-aluno, meu pai matriculou seus dois filhos e eu matriculei suas duas netas, tenho certeza que os imigrantes que em 1878 fundaram a escola se estivessem vivênciando este episódio jamais concordariam, meus amigos independente de entrega de contratos e medidas administrativas e ou judiciais, proponho a todos os pais um "abraço na escola" e neste ato que toda imprensa seja avisada para que todos possam presenciar o nosso sentimento.

Boa noite a todos,
Marcelo
Heloisa

#703

2011-11-08 03:58

Tambem recebi o e-mail da escola, informando da manutencao de valores e prazo para a devolucao do contrato. Telefonei a escola pedindo contato a respeito da clausula absurda de utilizacao da imagem do aluno externamente e nao recebi nenhuma ligacao. Meus filhos tambem tiveram bens furtados na escola e a cada ano que passa, o numero de alunos em sala de aula so aumenta, o que contraria qualquer outra tentativa de melhorar o ensino, pois as escolas com melhores indicadores de aprendizado tem salas de aulas com dez alunos. Preocupa-me o discurso apresentado e a planilha de custos tambem, pois nao elucidam a ninguem os investimentos que a escola esta realizando para melhorar a qualidade do ensino. Se queremos realmente um pais melhor, temos que continuar unidos para lutar por essa garantia. Acho que o sistema educacional do Brasil precisa aprender que somente progredira com a real participacao das familias junto a escola, como o sistema de saude ja esta praticando. Transparencia e dialogo sao fundamentais nesse processo. Se a escola realmente quiser se colocar, porque nao marcar uma reuniao geral? Ira quem quiser e elucidarao todas as duvidas......se quiserem realmente.
Patricia

#704 Re:

2011-11-08 04:12

#703: Heloisa -  

 

Heloisa tb liguei por causa da clausula de liberacao de imagem e nao tive retorno mas amnha ligo novamente , nao concordo e vou escrever de proprio punho no contrato embaixo da clausula , so assim assinarei , e ao entregar quero um recibo assinado e carimbado pelo Colegio

Convidado

#705 Re:

2011-11-08 04:20

#703: Heloisa -

..Se a escola realmente quiser se colocar, porque nao marcar uma reuniao geral? Ira quem quiser e elucidarao todas as duvidas......se quiserem realmente...

A escola não quer reunião alguma e não vai mover uma palha para satisfazer os 2.000 pais que assinaram a petição contra o aumento abusivo (1.600 nesta petição + 400 da petição feita pela unidade II).

O que ja foi decidido com mão de ferro pela diretoria da escola não será alterado. Isto é claro.  Eles não estão dando a mínima para nós.

Neste comunicado "politicamente correto" que nos enviaram por e-mail eles educadamente nos mandaram plantar batatas. Em resumo, o que eu entendi foi isto:

Se quiserem continuar com seus filhos matriculados no Porto será do nosso jeito: Assinem o contrato, devolva-o no prazo já estipulado e pague o valor reajustado da mensalidade que o CVPS decidiu, e ponto final!

 

Esta postagem foi removida pelo seu autor (Apresentar detalhes)

2011-11-08 11:56



Convidado

#707

2011-11-08 12:40

Sou ex- aluno do CVPS e pai de duas alunas. Infelizmente a atitude tomada pela direção do CVPS não me causa espanto. Fingem que tem um diálogo com os pais, quando na verdade não querem diálogo nenhum. Cabe agora tomarmos as medidas cabiveis (acionar o judiciário e o MP).

Devemos lembrar que no ano passado este fato lamentável já havia ocorrido, mas infelizmente não teve a devida repercussão pois o aumento foi de "somente" 13%. O CVPS mantém a sua FALTA DE TRANSPARÊNCIA, não se pronunciando sobre o seu planejamento para os próximos 5 anos (afinal de contas, a educação dos nossos filhos é de curto prazo). Estamos num voo cego, não temos visibilidade nenhuma de onde vão parar os preços das mensalidades, parece que para o CVPS o céu é o limite.

JOGAM MUITO SUJO com os pais, cientes de que a possibilidade de troca de escola neste momento é muito limitada. Acredito ser uma questão de tempo (talvez uns 6 meses) para que vários pais comecem a tirar os filhos deste colegio. Aí veremos se a lista de espera é tão grande assim (na minha opinião, lista de espera existe somente para quem estuda a tarde e quer passar para o turno da manhâ). E também com a saida de alunos, haverá um circulo vicioso (menos alunos, menos receita, e consequente aumento das mensalidades acima da inflação para o ano seguintes, para cobrir custos que nao se reduzem).

Infelizmente o CVPS tornou-se uma instituição que "acha" que prega valores morais e eticos, mas não dá o exemplo que deveria dar. Esperem até outubro de 2012 e verão qual será o aumento da mensalidade para 2013. Já estou contatando outros colegios, e se não for ainda em 2012, 2013 com certeza deverá um ano bem diferente para as minhas filhas.

Convidado

#708

2011-11-08 12:51

Agradeço a iniciativa de um abaixo-assinado dessa natureza, que só contribui para o aprimoramento da relação entre pais e escola e busca garantir a continuidade do processo educacional dos nossos filhos dentro da instituição. Meu reajuste salarial do ano que vem será uma ordem de grandeza inferior ao aumento proposto.
Patricia

#709 Re:

2011-11-08 13:15

#707: -  

 

Totalmente de acordo!!! Já começarei a ver outras escolas para meus 2 filhos. Infelizmente!


Convidado

#710

2011-11-08 13:23

A males que vem para o bem. De repente é para sair da escola mesmo. Outros ares, outras amizades, outras professoras... A mudança é necessária para o crescimento. Insistir no errado é que é preocupante.

Convidado

#711 Associação

2011-11-08 13:23

Senhores pais e colegas deste infeliz incidente vindo de uma Instituição filantrópica, a qual deve, pelas benesses que recebe do Estado satisfação a todo cidadão. Deve a nós pais, por sermos clientes. No mínimo respeito.
Proponho, e já me disponibilizei, que seja fundada a Associação de Pais do CVPS. Com isto, a pessoalidade e represália possível que a Instituição pode fazer contra os pais que gentilemente estão disponibilizando seu tempo para enfrentar esta causa, seria menos traumática, em proteção a todos, penso eu.
A CONSIGNAÇÃO dos valores na Justiça, é um caminho a ser pensado. Com isto, obrigatoriamente eles deverão dar as explicações que não dão da maneira cortês como foram abordados pelos pais (Ex. Rodrigo, etc...). Pedir-se-ia uma LIMINAR a Justiça visando garantir a matrícula, depositando o valor em juízo, isto até o dia 14 de janeiro. A Fundamentação legal seria a falta de transparência e observância dos prazos da Lei. 9870. Há risco sim, de se perder a demanda, no importe de 10% do valor consignado
Entre o LEGAL e o JUSTO, acredito que devamos trilhar o caminho do JUSTO!
Regina

#712 Vamos ajudar o Porto?

2011-11-08 13:29

Na minha (humilde) opinião houve uma grande dose de incompetência na administração do orçamento deste ano; houve uma certa má-fé em comunicar o drástico aumento a 30 dias do término do ano letivo mas, desconfio também que o Porto padeça de um problema real que atende pelo nome de Capacidade Ociosa. A partir de 2012, como todo mundo já deve saber, o Ensino Médio terá aulas na parte da manhã apenas (não haverá classes de Ensino Médio à tarde) - isto é um fato. No entanto, basta visitar a Unidade III, a qualquer hora na parte da tarde para constatar que a escola está "às moscas".
Há vários pais de alunos do Porto que são treinados em consultoria de primeira linha (com direito a MBA nas melhores escolas da Europa e dos Estados Unidos) - por que estes pais não se reunem e oferecem um projeto "pro-bono" ao Porto? Acho que quando a escola tiver claro que tipo de instituição ela quer ser, que tipo de cliente (aluno) ela quer atrair (e que nível de preço ela pretende exercer para seus serviços) - nós, pais, podemos também decidir se há uma "congruência de aspirações", i.e., "cada um no seu quadrado".
Do jeito que está, contudo, o Porto está se tornando uma "não proposição de valor" (se é que esta palavra existe): não reconheço nesta escola o Porto Seguro que eu estudei a minha vida inteira e tenho dificuldade em ver meus dois filhos, que já estudam há mais de 8 anos na escola (pois estão desde o Portinho) ficarem lá por mais um ano.

Convidado

#713 Re: Vamos ajudar o Porto?

2011-11-08 13:39

#712: Regina - Vamos ajudar o Porto?

Meu caro. Tente indagar qual é o salário da diretora Geral da Instituição. Algo superior ao dos maiores executivos deste país, ou seja, TEM que ser gabaritada. O mesmo acontece com o Ilmo. Sr. Diretor financeiro, que era "conselheiro/curador", sem remuneração e estava na iniciativa privada dando seu tempo em auxílio da Instituição e abandonou esta vida para ser CLT na Instituição que fiscalizava (vislumbrou uma janela de oportunidade. Será que na inniciativa privada deu certo?). Acredito que houve, no caso dele, um "crescimento" profissional.


Convidado

#714 Denúncia Delegacia de Ensino

2011-11-08 13:44

Srs.
PEDAGOGICAMENTE falando, quem controla e fiscaliza o ensino é o ESTADO. Há uma Delegacia de Ensino que tem uma supervisora designada para fiscalizar o Porto. Ela chama-se Dayse, seu plantão é amanhã a partir das 13:00hs, fica na Rua Dr. Paulo Vieira, 257, esquina com a Caiovás (Perdizes). O Telefone de lá é 3866-3538/3539.
A Coordenadora da Delegacia chama-se Rosangela Aparecida de Almeida Valim Gonçalves. Penso eu que, quanto mais pais ligarem lá, maior será o interesse da Delegacia no assunto. O Porto é OBRIGADO a atender a fiscalização e há um Livro de Ocorrências no local (Porto) onde DEVEM ser consignadas todas as demandas.
Isto será útil em uma futura demanda judicial, pois a Supervisão tem que verificar a aplicação da Lei.
ELES NÃO INTERFEREM NA QUESTÃO FINANCEIRA, mas se prontificam a fazer uma "ponte".


Convidado

#715

2011-11-08 14:16

Já que pode aumentar 23% no pagamento a vista, porque não aumenta 50% de uma vez?
Se colar, colou..

Convidado

#716 Re:

2011-11-08 15:03

#692: -

E o boato virou fato , realmente o que o Porto estava planejando com o cancelamento da reunião do dia 04/11 era evitar o boicote a feira de ciencias que certamente iria trazer a imprensa e outros orgãos na frente do colegio e teria uma repercussão extremamente negativa para o colegio, so espero que este movimento não acabe, pois o brasileiro alem de ter uma memoria curta , não briga por seus direitos , dai vivemos num pais do tudo pode e do se colar colou , que é exatamente a atitude tomada pelo colegio, infelizmente estou investindo nos meus filhos a longo prazo , não sei até quando vou conseguir pagar as mensalidades absurdas , e manter meus filhos nesta instituição de ensino.

O importante que que o colegio Porto Seguro sentiu de alguns pais de alunos que não pode e não deve fazer o que bem entende e que temos voz e não somos como a grande maioria dos Brasileiros  que são cegos ; surdos e mudos , um povo passimo e permissivo.

Obrigado a todos os pais que participaram desta petição dando um exemplo de cidadania , pena que o colegio não entendeu desta forma.


Convidado

#717 Lei

2011-11-08 15:30

Se der, coloquem no contrato a seguinte ressalva (além daquela mencionada pelos coorrdenadores).
art. 156 do Código Civil: Configura-se estado de perigo qualndo alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua familia, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação excessivamente onerosa (Pena, este artigo do Código Civil é usado em hospitais.....nunca vio em escolas).
Art. 171 do Código Civil. Alé dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico:
I - por incapacidade relativa do agente;
II por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude a credores.

Tudo isto é uma pena.

Convidado

#718

2011-11-08 15:57

Tem gente ganhando com isso, tem gente ganhando com obras, tem gente ganhando com a contrataçao de pessoas desqualificadas, tem gente ganhando dispensando funcionarios de carreira, serios e honestos, tem gente ganhando com esse aumento abusivo,essas pessoas são más, é facil de saber quem é!!!

Tive a oportunidade na vida de conviver com profissionais como o Dr. Hamilcar, homem honrado, honesto e capacitado, Dna. Maria Cecilia, mulher firme honrada e honesta e gabaritada.
Parem e pensem!!!
Lhes pergunto porque durante mais de 140 anos esta fundaçao trilhou epocas dificeis, tanto da economia nacional quanto da epoca da 2 guerra mundial, lhes afirmo minha familia esta ligada a esta instituição desde sua fundaçao, portanto sei muito bem do seu passado, presente e temo pelo seu futuro, que hoje esta em maos de pessoas gananciosas, uma instituiçao filantropica, que tem papelaria, vende uniformes, anuarios, livros, passeios, banca festas magnificas grandiosas e tem um faturamento milhonario, como pode chegar nesta situaçao em tao pouco tempo.
UMA EMPRESA BUSCA MELHORIAS CONSTANTEMENTE, tanto FISICAS , quanto EDUCACIONAIS e por objetivo tambem deveria buscar melhorias em sua mensalidade, instituiçao que nao visa lucro, nao deveria ter isso como objetivo
Falta um poucom mais uniao dos pais, torço para que formem esta fundação dos pais do cvps.
Ai vou procura-los.

Convidado

#719

2011-11-08 16:21

O colégio respondeu coerente com suas atitudes cotidianas de te ouvir mas não dar bola. Vc quer seu filho aqui, entregue o contrato, pague a mensalidade em janeiro, compre o seu material e uniforme e as aulas começam dia 01 de fevereiro se não me engano, do contrario a porta da rua é serventia da casa.
Pior do que ter aceitado o aumento calado é receber esse tipo de tratamento e ficar por isso mesmo.
Que tipo de mensagem passamos ao colégio? Conseguimos nos mobilizar, dar um pouquinho de trabalho com reuniões, ouvimos aqui neste forum diversas denuncias contra o colégio, mas tudo bem meu filho o ano que vem estará aí para dar continuidade a "educação". Muito obrigada.

Se tudo isso colocado aqui teve um propósito agora mais do que nunca deve seguir adiante, mas de fato me preocupa se a adesão a continuidade será grande qto foi a adesão ao abaixo assinado porque os pais que continuarem podem ter certeza que correm o risco de serem convidados a retirar seus filhos do colégio, isso não é novidade neste colégio, já aconteceu diversas vezes com crianças que "não se encaixam no perfil de aluno que o colégio pretende ecducar". O que demonstraram claramente foi não terem a menor preocupação em perder alunos, estão se elitizando e ponto final, quem pode paga quem não pode sai. Absurdo, triste, mas real.
Como será daqui pra frente?

Convidado

#720 Re:

2011-11-08 16:25

#702: -

Sr. Marcelo, boa tarde

Achei a ideia oportuna  e com este gesto de um abraço  de todos os pais em absoluto silencio , talvez surtisse um grande efeito , e talvez o Porto entenda a mordaça que colocou nos pais com este comunicado prepotente . Pois se aceitou a primeira reunião deveria primeiramente ter comunicado a comissão de pais e sim depois ter enviado um comunicado a todos os pais de alunos. Mais uma vez o colegio coloca sua prepotencia e Arrogancia acima de tudo e de todos.

Conte comigo é só marcar data e local  ( qual dos portos I ; II ou III)


Convidado

#721

2011-11-08 16:33

Srs. Pais sempre fui a favor do dialogo e até um mal acordo pois a justiça neste Brasil não funciona . Mas sou a favor de darmos um pouco de trabalho ao colegio constituindo um advogado e movendo uma açao conjunta contra o aumento absivo, quem sabe num futuro não muito distante não seja revisto pelo colegio porto seguro atitudes extremamentes incovinientes que são adotadas pelo Porto. Não podemos deixar sem respostas atitudes arbitrarias que prejudicam nossos filhos e nossos bolsos.

Convidado

#722 Re:

2011-11-08 16:44

#721: -  

 Tb estou de acordo!! Sou super a favor de fazer uma passeata "Do bem" No Porto!! É só avisar a data, horário e em qual unidade!

Obrigada, Patricia

Marcelo Soares

#723 Re: Cláusulas do Contrato

2011-11-08 17:51

#678: Marcelo Soares - Cláusulas do Contrato

Caros pais,

Hoje fui ao Colégio para ler os documentos “Regimento Escolar” e “Plano Escolar”. Saliento que fui muito bem atenciosamente atendido pela Sra. Marilene e pela Da. Celina. O Colégio possui esses documentos referentes ao ano de 2011, porém os documentos referentes ao ano de 2012 somente estarão disponíveis a partir de março de 2012. Informaram-me que os mesmos documentos são enviados à Secretaria de Educação, subordinada ao MEC, e que são também publicados no Diário Oficial. No livro Ação Educativa que é enviado aos pais no início de cada ano letivo, parte do texto desses documentos são publicados, o que se refere à parte pedagógica. Porém as questões administrativas estão somente nos documentos acima citados. Em suma fui orientado a manuscrever nas duas cópias do contrato que as cláusulas que se referem aos devidos documentos ficam suspensas, pendentes da análise dos mesmos documentos para o conhecimento, a aceitação, e a submissão, que ocorrerá posteriormente ao mês de março de 2012. Certamente nesse período retornarei ao Colégio para ter o conhecimento desses documentos para enfim poder concordar plenamente com as cláusulas contratuais que os fazem referência.

 

Com relação à cláusula XIV sobre a veiculação das imagens dos alunos, também fui orientado a manuscrever nas duas cópias do contrato minha discordância dessa cláusula. Ressaltei que foi uma infeliz modificação comparativamente aos anos anteriores, a qual obtive a concordância verbal do Colégio. Existe uma dificuldade nata de transcrever juridicamente as questões ligadas à pedagogia. Enfim, para minha família, minha ação contribuiu positivamente no sentido que o diálogo e a troca de informações e experiências continuam sendo a forma mais construtiva de resolução de insatisfações que tenho com o Colégio. Infelizmente nem todas as expectativas são atendidas, vide a questão do aumento nas mensalidades, mas sem esforço não se obtém resultado. A abstinência e a omissão, e o monólogo por vezes vago e inconseqüente, caminham no sentido oposto. Reitero que ainda espero respostas e ações do Colégio que justifiquem as recentes mudanças, ainda na maioria das vezes arbitrárias. O Colégio precisa construir melhor um diálogo com as famílias, melhorar sua comunicação, e aumentar a transparência de suas ações. Somente com isso reconstruiremos a confiança para que juntos proporcionemos um futuro melhor aos nossos filhos, alunos do Colégio.

 

Marcelo Soares


Convidado

#724

2011-11-08 18:28

Então todos os contratos deverão ser manuscritos quando houver disconcordâncias? Cada um pode escrever o que quiser? Isso vai virar uma bagunça!!

Convidado

#725 Re:

2011-11-08 19:31

Marcelo, meus pais estudaram no Porto, meu irmão e eu e agora minha filha. Tinha esperança que a escola continuasse sendo a mesma (época da D. Maria Cecília, Sr. Hamilcar), encontrei vários ex-professores que disseram que o Porto havia mudado e muito. Fui muito ingênua, pois não queria acreditar que a minha escola querida, onde o preço era justo e bem mais barato que outras escolas, tivessse uma postura tão ridícula onde não existe diálogo.